Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vestido curto para formatura é tendência; saiba como usar

3 mai 2012 - 18h48
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Tatiana Sisti

As festas de formaturas causam euforia entre as mulheres que correm para as lojas de aluguel ou de compra em busca do vestido ideal para a data. Mas, ao contrário do que muitas pensam, os modelos longos não são mais a preferência.

Os vestidos curtos estão ganhando mais espaço e, além de conquistarem até o tapete vermelho dos eventos de Hollywood, invadiram as festas.

A consultora de estilo e criação de vestidos de festa Amalia Piffero falou ao Terra que os modelos curtos estão virando preferência. "Normalmente elas não têm o hábito de usar vestido longo no dia a dia e acabam tendo dificuldade de escolher um modelo", disse. "Muitas mulheres não gostam da roupa gala e preferem algo mais despojado. Antes os vestidos raspavam o chão e aquilo não era prático. Segurar o vestido parece festa junina. Não é chique."

Segundo Amalia, nesses casos, a escolha do tecido da peça pode determinar a elegância da mulher na hora da festa. "Pense em um tecido nobre. Organza e crepe georgette, por exemplo, passam uma outra mensagem. O curto te obriga a usar uma coisa estruturada, com busto de barbatana, mistura de textura e tecidos", destacou. Por isso, nestas horas vale apostar em detalhes brocados, jogo de tons e misturar brilho com fosco para dar mais requinte ao visual.

Lembre-se que antes de escolher o vestido é preciso levar em conta o seu biotipo. "As baixinhas e magrinhas podem usar algo mais curtinho. As baixinhas e gordinhas ainda devem optar pelo longo", alertou. "Muitas meninas buscam uma fotografia de um vestido maravilhoso, mas na maioria das vezes pegam um biotipo aposto ao delas e, quando usam o modelo, ele fica muito feio", disse.

Uma opção certeira destacada por Amalia é o tomara-que-caia estruturado, seja ele em um tubinho ou como um corselet, com saia mais armada ou evasê.

Mesmo com as pernas de fora, o decote está permitido. "Deixar as costas de fora é mais adequado. O busto depende do tamanho e pode ficar muito chamativo. O decote nas costas causa uma surpresa", falou. Amalia acrescentou que se o decote for opção, as meninas devem aumentar um pouco o comprimento do vestido. "O decote deve ser um terço do tamanho da saia", detalhou.

O salto alto está permitido e elas podem abusar dele. "A sandália com strass, por exemplo, não dá para ser usada com vestido longo porque acaba puxando o fio. Com modelos curtos, é hora de trabalhar o pé". Além disso, a maquiagem e o penteado devem estar caprichados. "Quando você se veste para festa não pode estar com sua cara do dia a dia. As pessoas têm que olhar para você e te achar diferente, causar um impacto", contou. Se você costuma usar cabelo preso no dia a dia, solte-o e vice-versa.

Segundo a consultora, o curto é mais democrático e não depende do poder aquisitivo. "Evita que as mulheres criem uma competição do mais glamuroso", disse. "Eles são mais joviais e as mulheres desta idade estão mais familiarizadas com eles", destacou.

O vestido não pode virar um problema para a formatura: "este é um momento mais descontraido e o vestido curto combina com ele. A data é especial e pede que a mulher fique à vontade", finalizou.

Renata Bala, consultora de moda, analisou alguns looks usados pelas famosas. Clique na aba de fotos e inspire-se.

Os vestidos curtos estão ganhando mais espaço e invadiram as festas
Os vestidos curtos estão ganhando mais espaço e invadiram as festas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra