Modelos fazem aula de passarela uma semana antes do SPFW
Veja como é a preparação das novatas para uma semana de moda como a paulista
Feição, postura, passada, requebrada, movimento dos braços, ritmo e harmonia. Estes são os principais quesitos avaliados na escolha das modelos que entram e as eliminadas na semana de moda mais importante do País, o São Paulo Fashion Week. Segundo a booker fashion da agência Ford Models, Isa Coffers, que lida diretamente com as marcas, “no Brasil, tem que saber andar, os clientes são os mais exigentes do que em qualquer lugar do mundo. Se não anda bem, pode ser a coisa mais linda que está fora”, contou sobre os castings. O SPFW tem início nesta segunda-feira (31) e na semana que antecede o evento, as modelos “new faces” passam por treinamento intensivo de passarela, com no mínino uma hora por dia de curso.
Na última terça-feira (25), o Terra acompanhou a aula com três modelos do grupo: a mineira Larissa Franco, 18 anos, e a gaúcha Bruna Dapper, 17 anos, que já participaram de uma edição do SPFW; e a catarinense Jaqueline Schlickmann, 16 anos, estreante no evento. O ensaio foi coordenado pelo booker new face, da Ford Models, Evandro Kailer. Por conta dos castings, segundo ele, é difícil reunir todas no mesmo horário, mas os ensaios acontecem todos os dias. “É um intensivo para elas estarem preparadas e seguras”, justificou.
Com atenção, ele observa a caminhada e parada das “alunas” em uma sala na própria agência. “Precisa ter uma postura legal, pisar bem, não pode requebrar muito, os ombros devem ficar alinhados e tem que chamar a atenção sem ser simpática”, detalhou ele sobre a avaliação. Kailer treina as modelos para encontrarem harmonia na aceleração dos passos, movimentos das pernas, dos quadris e braços: “é uma adaptação corporal”. O tempo de aprendizado varia bastante, afirmou o booker. No ensaio de terça-feira, elas caminharam sozinhas, de salto alto, fizeram a parada que acontece no final da passarela, e depois desfilaram juntas com o objetivo de seguirem no mesmo ritmo. Kailer chamou a atenção para postura, ombros e velocidade ao sair da pose.
Para elas, o booker é como se fosse um “pai”. “Quando a gente precisa de alguma coisa, é ele quem ajuda, está sempre presente, responsável por nós”, disse Larissa. “Ele sempre ajuda, é muito importante”, comentou Jaqueline. Além disso, segundo Bruna, o booker pode ser responsabilizado por qualquer coisa que acontecer com as modelos menores de 18 anos.
Transformando em ‘Gisele’
A preparação das modelos novatas começa muito antes dos ensaios para o SPFW, segundo Kailer. O agenciamento começa aos 14 anos, mas, antes disso, as futuras tops já recebem acompanhamento nutricional, dicas de moda e cuidados com a beleza. Como as semanas de moda no Brasil exigem o mínimo de 16 anos para desfilar, os bookers trabalham nesse tempo para formar a modelo. Cortes de cabelo, mudança de estilo e apoio emocional estão entre os serviços da adaptação. “Vai de acordo com o que é conceitual no momento e que é tendência”, disse.
Outro trabalho feito pela agência é tirar a “ideia errada sobre a carreira na moda” que as modelos têm. “Elas chegam com a referência do que veem na TV, pensam: ‘vou virar Gisele, sou linda e isso já basta’”, afirmou Kailer. A realidade, porém, é bastante diferente: um mercado concorrido, cada trabalho exige preparação e se transformar em top nem sempre é possível. “Nos castings, por exemplo, elas correm o risco de não serem aprovadas e precisam estar psicologicamente preparadas, por isso, temos o apoio emocional”, concluiu.
Além de psicólogos fornecidos pela agência, as modelos mais experientes também ajudam no apoio às novatas que receberam seu primeiro "não". Muitas chegaram a ter 30 negativas antes de escutarem o primeiro "sim" para um desfile. Mas nem por isso desistiram.
Terra transmite desfiles ao vivo
Todos os desfiles do SPFW realizados no Parque Cândido Portinari serão transmitidos na íntegra e com exclusividade pelo Terra. Na programação do portal, serão mais de 3 horas ao vivo por dia, direto do local do evento e dos estúdios do Terra. Também estarão disponíveis vídeos em 360 graus de dois desfiles para o usuário escolher o melhor ângulo ou a modelo preferida na apresentação. Em parceria com as redes sociais Facebook e Instagram, o portal promoverá ações especiais durante o SPFW. Acompanhe pela página especial da cobertura do SPFW.