Estilista que fez 1º desfile aos 12 anos estreia no SPFW
A grife Lolitta, da estilista Lolita Zurita Hannud, desfila pela primeira vez no evento nesta quinta-feira (03), às 18h
Aos 26 anos, a estilista Lolita Zurita Hannud pode se considerar uma veterana no mundo da moda. Com 12 anos, lançou sua primeira coleção de tricô para as amigas e até se apresentou num programa de Adriane Galisteu. Era a linha Lolita Tricot Teen. Em 2008, foi criada a grife Lolitta (sim, com um T a mais), sempre com peças feitas de tricô de alto luxo, com fios importados e modelagem apurada.
Os modelos com elastano, justos no estilo bandagem, fizeram a fama da jovem estilista, sempre apoiada pela mãe, Rosana Zurita, que iniciou a garota nos segredos do tricô, por meio de sua malharia que existe há 40 anos. Lolita cresceu em meio a máquinas, fios e roupas de tricô. Sua linha de peças para um público mais jovem, conquistado lá atrás, com as roupas direcionadas para as garotas adolescentes, caiu no gosto das mulheres que gostam de valorizar o corpo com peças que modelam a silhueta.
Na primeira coleção, Lolita confessa que as clientes “se sentiam agarradas.” A clientela, porem, só cresceu e, em 2010, a grife já vendia para 100 multimarcas. Foi quando resolveu abrir sua primeira loja em São Paulo, na rua Peixoto Gomide. Depois, inaugurou outra loja no Shopping JK e abriu uma Pop Up Store. O convite para o desfile veio da organização do evento. “A jornada está sendo puxada porque faço questão de acompanhar detalhe por detalhe”, disse a jovem estilista, que faz mistério sobre a coleção que será apresentada. “Sigilo total”, afirma. Veja trechos da entrevista que Lolita deu ao Terra.
Terra - Você lançou sua primeira coleção aos 12 anos. Como teve a ideia e para quem vendeu?
Lolita Zurita Hannud - Minha mãe trabalha com tricô de luxo há quase 40 anos e, desde pequena, cresci neste universo, fazendo roupas para minhas bonecas. Aos 12 anos, resolvi me arriscar e fazer roupas coloridas e divertidas (todas de tricô) para minhas amigas. Foi um sucesso na época por causa de minha idade e, por não conhecer as limitações do tricô, criei roupas bem diferentes do que se via por aí. Naquela época, as roupas da Lolita Tricot Teen eram vendidas no e-commerce que fizemos e para multimarcas, muitas delas já vendiam a marca de minha mãe, Rosana Zurita.
T- De lá para cá, nunca pensou em seguir outra carreira?
LZH -
Sou formada em administração. Em certo momento da minha vida não sabia muito qual carreira gostaria de seguir, mas não teve jeito, a criação e a moda estão dentro de mim.
T - Por que resolveu fazer peças justas, tipo bandagem? Gosto pessoal ou inspiração em alguém?
LZH -
O bandagem nada mais é do que uma vertente dentro do amplo universo do mundo do tricô. Minha mãe sempre foi conhecida por desenvolver técnicas supercomplexas e diferentes no tricô, mesmo antes de eu nascer. E o elastano nunca foi novidade aqui na confecção. Apenas usei estas técnicas, assim como outras, para continuar minha coleção na Lolitta. Em minha primeira linha, antes mesmo do “boom” do bandagem, as mulheres estranhavam os vestidos justos, achavam que marcavam, se sentiam muito “agarradas”.
T - Como você define sua marca e o público que a usa: idade, estilo etc.?
LZH -
A mulher Lolitta é contemporânea, antenada, gosta de se cuidar e valoriza a beleza e feminilidade. Uma mulher com personalidade. Me surpreendo em perceber que, com estas características, conseguimos atingir meninas de 15 anos até mulheres de 50 e poucos.
T - Dê alguma dica para quem quer usar peças justas: precisa ter medidas certas, há como usar sem marcar ou disfarçando possíveis imperfeições?
LZH -
A roupa da Lolitta, apesar de ser justa, tem a vantagem de modelar o corpo. Nossa modelagem dá a sensação de que a peça foi feita no corpo da própria mulher. A dica para quem quer usar roupa justa é se cuidar e se sentir bem com o próprio corpo.
T - Por que resolveu fazer parte dos desfiles do SPFW? Era uma ideia que já vinha sendo pensada há tempos ou surgiu de repente?
LZH -
O convite para participar do SPFW veio da Daniela Falcão (diretora da Vogue) e do Paulo Borges (diretor do evento), com a proposta de incluir marcas da moda brasileira com DNA próprio e que já estão consolidadas no mercado. Fiquei muito feliz e lisonjeada com o convite, afinal, é a maior semana de moda do País e uma ótima maneira de consolidar ainda mais a imagem da marca e sua identidade.
T – Você já havia feito outros desfiles?
LZH -
Na verdade o meu primeiro desfile foi aos 12 anos em um programa da Adriane Galisteu (risos). O Fashion Day In foi o nosso primeiro desfile após a criação da marca Lolitta e fizemos as duas últimas edições.
T - Como andam seus nervos às vésperas de estrear no SPFW? Tem dormido, comido normalmente, como está a jornada de trabalho?
LZH -
A jornada de trabalho está bastante intensa, afinal, faço questão de acompanhar detalhe por detalhe. No entanto, procuro dormir e me alimentar bem para estar disposta e focada. A única coisa que tenho deixado de lado são os compromissos pessoais.
T- Fale um pouco da coleção que vai apresentar: inspiração, cores, modelagem, estampas? LZH - Sigilo total! Tem que esperar para ver (risos)
T - Tem algo que queira destacar?
LZH -
As peças da Lolitta normalmente demoram para ser feitas, pois são confeccionadas com um fio especial, superdelicado e que envolve uma máquina manual, além de serem modeladas uma a uma e costuradas minuciosamente. As peças do desfile também seguem este padrão, com um nível de controle de qualidade acima ainda do máximo esperado. Espero que gostem do resultado!
Terra transmite desfiles ao vivo
Todos os desfiles do SPFW realizados no Parque Cândido Portinari serão transmitidos na íntegra e com exclusividade pelo Terra. Na programação do portal, serão mais de 3 horas ao vivo por dia, direto do local do evento e dos estúdios do Terra. Também estarão disponíveis vídeos em 360 graus de dois desfiles para o usuário escolher o melhor ângulo ou a modelo preferida na apresentação. Em parceria com as redes sociais Facebook e Instagram, o portal promoverá ações especiais durante o SPFW. Acompanhe pela página especial da cobertura do SPFW.