Em desfile no CEU Butantã, Ronaldo Fraga explica perucas de palha de aço
Após ser alvo de críticas, o estilista Ronaldo Fraga explicou o uso da palha de aço no cabelo das modelos em seu desfile. "Falo sobre o futebol dos anos 30, 40 e 50. (...) Na época, o sinal de televisão era ruim e as pessoas costumavam usar bombril nas antenas para ver os jogos", explicou ao público. O designer foi acusado de incentivar o preconceito racial no desfile do SPFW, quando, na verdade, sua criação trata exatamente sobre "a primeira vitória da mestiçagem brasileira".
Ronaldo contou que o futebol foi trazido ao Brasil no final século 19 e permaneceu como esporte de elite por 30 anos. "Na época, se um negro ou mestiço cometesse uma falta em campo podia ser surrado". Nasceu o futebol de várzea e, com o tempo, a inclusão do negro à sociedade. "As pessoas criam imagens pré-concebidas e isso se espalha nas mídias sociais. Nunca pensei que fossem associar com o preconceito. As pessoas veem o preconceito onde querem ver", disse o estilista ao Terra.
Ronaldo fez uma apresentação a convite da prefeitura de São Paulo no CEU do Butantã para estudantes e moradores da região. Entre jovens presentes, estavam alunos da escola estadual Professor Almeida Junior e do EMESP CEU Butantã. A apresentação aconteceu no auditório e as modelos subiram escadas e cruzaram a frente da primeira fila. Ronaldo contou sobre toda a sua trajetória, desde a infância em Belo Horizonte, o interesse por desenho, os cursos gratuitos até os prêmios recebidos e estudos nos Estados Unidos e Londres.
Presente no desfile, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad ressaltou a importância de "disseminar os eventos que acontecem na cidade para os bairros". E disse também que apresentar um desfile que aconteceu no SPFW é só o começo de um grande projeto. Após a apresentação, crianças e adolescentes que prestigiaram o evento fizeram várias perguntas ao estilista.
Público satisfeito
Ronaldo Fraga parece ter agradado o público que conferiu seu desfile no CEU Butantã. A estudante Raphaela Tedesco, 13 anos, disse que "foi maravilhoso". "Gosto muito de moda, sempre quis ser modelo. Várias agências já me chamaram, mas meu pai fica com medo, né? É perigoso ir com qualquer um", disse a estudante do CEU.
Claudivania da Silva, 13 anos, também gostou da experiência e até escolheu uma peça favorita. "Achei legal, uma experiência única. A parte em que as modelos entraram foi demais. Gostei do vestido de tricô colorido listrado, eu usaria", contou a estudante. "Se me chamasse, eu adoraria ser modelo", confidenciou.
Polêmica
Ronaldo Fraga se apresentou na última terça-feira, segundo dia de SPFW, sua coleção com inspiração no futebol de várzea dos anos 30, 40 e 50. Como parte do contexto, o estilista quis enaltecer o papel do negro neste cenário. Por isso, as modelos usaram perucas de palhas de aço, o que causou certa polêmica. “Fazer analogia do bombril com o cabelo negro é nos remeter a uma situação racista e constrangedora”, dizia um texto publicado no site Afrokut.
Em resposta à polêmica, Marcos Costa, responsável pela beleza do desfile, usou o seu blog pessoal para esclarecer o mal-entendido. “Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos", afirmou.
SPFW Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.
Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.