O melhor amigo da mulher é o salto alto, diz designer que resolveu baratear suas peças
Para enfrentar a crise e oferecer um produto mais barato às clientes, o designer de sapatos Fernando Pires, conhecido mundialmente por seus saltos altíssimos usados por estrelas da TV, está lançando a segunda linha da marca: Fernando Pires Chic. "A ideia é ter uma marca mais comercial com meu DNA, porém mais diluído, não tão elaborado quanto a primeira linha", disse.
» Veja fotos ![]()
» vc repórter: mande fotos
e notícias
Assim, os saltos - e preços - nas alturas diminuem para ficar acessível às mulheres que sempre desejaram ter um calçado Fernando Pires. Acostumado às plataformas de até 4,5 cm (na frente), as mais procuradas pelas famosas, o designer optou por "saltos de alturas mais normais", como ele mesmo define. Assim, as plataformas da nova coleção têm "apenas" 2 cm. "A mulher pode ir do trabalho a um encontro noturno." Os sapatos chegam às lojas multimarcas de todo o Brasil no final de setembro com preços a partir de R$ 180 (contra os R$ 600 cobrados atualmente por um sapato plataforma).
Esse valor foi possível graças à substituição da produção artesanal das peças atuais pela industrial da nova coleção, que conta com 55 modelos de estilos diferentes: sapatilhas, rasteiras, saltos com plataforma e saltos sem plataforma. De qualquer forma, o designer não abdica do salto e garante: "É uma arma. Deixa a mulher se sentindo uma verdadeira deusa." E acrescenta: "É o melhor amigo da mulher". Abaixo, a entrevista que Fernando Pires deu ao Terra por telefone.
Como surgiu essa nova linha de calçados?
Fernando Pires - Eu demorei muito tempo, além do esperado, para lançar a segunda linha. Há anos, todo mundo buzina na minha orelha que todas as grifes têm e eu tinha de ter também. Fui adiando até 2008, quando comecei a fazer e receber propostas. Fomos para o Sul, eu e Nuri Choo, a coordenadora da nova linha, para fazer essa nova coleção, sozinhos, na cidade de Igrejinha. Conseguimos um preço bom com a cara que eu gostaria que tivesse: uma coleção muito benfeita.
Como conseguiu reduzir o preço dos calçados?
A produção é terceirizada e totalmente mecanizada. A minha primeira linha é feita à mão por artesãos, com material 100% de couro, por isso tem um preço maior. Para a segunda linha, temos um mix de materiais, como o couro sintético usado nas solas, o que barateia o produto.
O que esta nova coleção mantém do estilo Fernando Pires?
O design. Plataforma e salto alto, que são a minha cara. Hoje viraram hit no mundo inteiro, seja no prêt-à-porter ou na alta-costura. E eu fiz isso a vida inteira. Não sou o dono da ideia, mas sempre achei que a mulher "cresce" com salto. A brasileira não é totalmente alta. Há as medianas e a baixinhas, que querem ver o mundo de outra altura. Então eu mantenho o saltão e a plataforma na segunda coleção, mas não são tão exagerados como na primeira linha. Mais moderados, podem ir do trabalho ao encontro noturno.
Quais são os materiais escolhidos?
Couro, tecido (zebra, onça) e cetim. As pedrarias vieram da China, com preço incrivelmente mais barato.
O que significa salto alto para você?
É o melhor amigo da mulher. A Marilyn Monroe falava que eram os diamantes, mas é o salto, pois é mais democrático. Ele deixa a mulher se sentindo uma verdadeira deusa, e os homens amam! Ela muda o caminhar, a panturrilha fica mais bonita e as amigas morrem de inveja. É uma arma mesmo.
Qualquer mulher pode usar salto alto ou existem perfis mais adequados?
Aí está a grande vantagem do sapato: qualquer pessoa ¿ magra ou gorda, baixa ou alta, feia ou bonita ¿ pode usá-lo. Não depende de medidas. É a peça mais democrática do vestuário.
Como combinar salto e roupas? Existem looks mais indicados?
Desde nua na Playboy como em casa para o marido. Enfim, o salto fica bem com qualquer tipo de roupa, até com shortinho.
Qual a dica para a mulher garantir a elegância sem salto alto?
Nesse caso, precisa ser uma Silvia Pfeifer, com mais de 1,80 de altura. Ou seja, tem de ser alta e esguia, senão fica achatada. Mesmo uma Silvia Pfeifer ou uma Carla Bruni não devem sair de casa à noite para um evento sem um salto. O que deve ter um bom sapato?
Antes de tudo, conforto. A mulher tem de subir num salto e se sentir confortável, tanto pela altura quanto pela forma, que deve acomodar o pé e os dedinhos. É importante que a curvatura do pé case com a da forma. Não deve ficar um vão, pois é extremamente desconfortável e pode causar dores. Só depois disso vem o design.
Por que Fernando Pires Chic?
A princípio, pensei em pop, de popular. Estava procurando uma palavra que o mundo inteiro entendesse, porque a ideia é levar a marca para fora do país em um ano. E chic se encaixa nesse conceito. Pop também, mas iria ficar muito popular, enquanto chic vai fazer as mulheres se sentirem "mais especiais". Porque recebo muitos emails diariamente de mulheres cujo sonho é usar Fernando Pires. Elas pedem "pelo amor de Deus" para mandar um sapato de presente, com defeito ou usado. Uma loucura! E agora vão poder comprar.