PUBLICIDADE

Estilo retrô chique marca desfiles de NY: confira 65 fotos

15 fev 2013 - 13h52
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estampas, cores e texturas dividem espaço nas coleções de inverno</p>
Estampas, cores e texturas dividem espaço nas coleções de inverno
Foto: Getty Images/AFP

O espírito retrô chique dominou as passarelas de Nova York durante a temporada de outono-inverno 2013, que terminou nesta quinta-feira (14) com a apresentação de Marc Jacobs. O estilista, que adiou sua apresentação, marcada para o dia 11, devido à nevasca que caiu sobre Nova York, colocou atrás da passarela redonda um enorme sol, inspirado em uma instalação de 2003 do artista plástico Olafur Eliasson, chamada The Weather Project.

Um dos principais criadores da atualidade, Marc Jacobs manteve o perfume vintage visto nas apresentações americanas, levemente menos minimalista, como de costume. É um retorno a várias décadas passadas, com ênfase para os anos 60 e 70, mas com pitadas dos 20, 40, 50 e 90, traduzidas pelas estampas, cortes e peças-chave.

Sobreposições, texturas, estampas variadas e casacos amplos marcaram presença nos desfiles, dominados por uma cartela de cores que vão do eterno preto, passando por muito cinza, marrom, além de tons vivos como variações de bordô, roxo, rosa e azuis. Cintura marcadas com cintos ou a manutenção do peplum (mais amplo na altura do quadris) e ombros em evidência, principalmente pela arquitetura das peças, são imagens constantes nos desfiles.

Linhas retas, sempre com uma pegada masculina, também é forte na estação. Confira abaixo 13 tendências mostradas nos desfiles e se inspire.

Peles

Controverso ou não, o uso de peles falsas e verdadeiras faz parte dos desfiles de Nova York. Aparecem em casacos, estolas, golas e capuzes. O inverno no Brasil não pede tanto, mas em meio à nevasca dos últimos dias na cidade americana, realmente os estilistas não abrem mão do material.

Cores

O preto, o cinza e o marrom, escuro ou mais claro, são partes integrantes da cartela de cores. Mas as variações de bordô, roxo, vermelho e pink vêm fortes. O azul também é cor marcante para o inverno, assim como alguns verdes.

Estampas

As flores batem o cartão no inverno, assim como geométricas e barrocas.  O ar vintage também aparece firme e forte nesse quesito. Coloridas ou em dois tons, principalmente o preto e o branco, também são vistas. A tendência militar faz surgirem camuflados renovados. Estampas de animais ganham também nova roupagem.

Bordados

A onda barroca também aparece nos bordados em dourados sobre tons vivos, para vestidos de festa ou adaptados para o dia a dia. Tachas também constroem valioso trabalho sobre peças, seja com pegada mais roqueira ou não.

Sobreposições

Surgem forte, mas sempre com algum detalhe que faz não se perder a silhueta feminina, seja por amarrações, cinturas marcadas ou leves transparências.

Texturas

Jacquards, vazados, siliconados, aplicações, mistura de tecidos garantem espaço na estação fria. Encorpados ou mais leves, criam um diferencial nas peças ora mais encorpadas, ora mais leves.

Silhueta

Feminina, mas marcante. Com muitos elementos vindos do guarda-roupa masculino, as peças vêm ora retas ora mais ajustadas, mas sempre valorizando a mulher. Os comprimentos são comportados, pelo joelho ou pouco acima, sem extravagância. Para os jovens, o estilo preppy, colegial é bem forte, assim como um ar roqueiro, em jaquetas e calças. O esportivo chique, que vem dos anos 90, é outra tendência forte.

Alfaiataria

Com a inspiração nas vestimentas dos homens, o corte feminino é estruturado, bem feito e elegante. Nada muito jogado ou relaxado, de vestidos a calças, passando pelas blusas e casacos.

Ombros

Arredondados e marcados, essa parte do corpo mantém-se importante na composição das peças. De corte mais orgânico, a arquitetura das peças criam volumes que valorizam a região.

Peças-chave

Os casacos são o alvo dos criadores. Os modelos, em sua maioria, vêm mais largos, inspirados no militarismo, nos smokings ou nos paletós. Com detalhes, surgem com cintos, bolsos ou simplesmente de cortes retos. Os vestidos ganham destaque. Eles podem vir retos, lembrando tubinhos sessentinhas, com mistura de tecidos e ainda com amarrações. Camisas, calças e macacões completam o guarda-roupa de inverno. As calças podem ser justas, usadas sob vestidos, saias e casacos, ou mais largas, compridas ou no meio da canela, mas sempre bem cortadas.

Tecidos

O couro é forte na estação, misturados a outros tecidos encorpados, como lãs e neoprene, ou a malharia mais leve aparecem nos looks. Cetins, sedas, tricôs e jacquards também foram vistos durante a semana de moda de Nova York.

Detalhes

Gorros, chapéus, capuzes são imprescindíveis no inverno americano, assim como luvas e botas ou polainas. Nos pés, sapatos com tirinha no tornozelo, numa releitura do clássico Mary Jane, fazem parte das coleções.

Beleza

Muitos makes vieram sem exageros, com batom e olho simples, mas para quem gosta de cor, as bocas podem vir também fortes, como vermelhas em vários tons. Os olhos também podem ganhar um ar dramático, com algum esfumado ou voltar aos anos 60, com delineador gatinho. Presos em rabos ou tranças, os cabelos também vem soltos, na maioria das vezes liso, mas bem armados, tipos anos 70, como fez Marc by Marc Jacobs também prometem ser vistos no inverno. Para sua linha principal, Marc Jacobs apostou em cabelos pretos, curtos e repicados. 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade