Eva Soto leva origamis para a semana de moda de Madri
A estilista Eva Soto se inspirou na arte e na cultura orientais para elaborar a coleção que apresentou na Semana de Moda de Madri, nesta segunda-feira (3). As 18 peças tinham volumes exagerados e sobreposições feitas com origamis, a milenar arte japonesa de dobraduras.
Foram mais de seis meses de produção artesanal, desde o tingimento dos tecidos, até a aplicação das estampas e finalização. "Escolhi tecidos brancos e os pintei de azul marinho, verde e vermelho", explicou Eva.
Nas estampas, belas pinturas de plantas e pássaros eram complementadas em vestidos de mangas bufantes. Além disso, os origamis em formas diferentes deram o tom das peças. Em um dos vestidos, foram necessários mais de mil pedaços de pano dobrados e costurados um a um. "Estou cortando, dobrando e costurando este vestido há três meses', contou.
Antes de Eva, passou pela passarela a coleção de Leyre Valiente, que estreou no maior evento de moda de Madri, na Espanha. Segundo a estilista, a mulher foi o centro de seu desfile. "A evolução da mulher desde seu nascimento até sua morte", contou.
As primeiras modelos vieram com tons de nude e rosa representando o nascimento e infância. Depois, o preto deu a cara da adolescência e rebeldia. Por fim, as cores ocre, dourado e vermelho traduziram a mulher madura.
Para os homens, uma única peça com corte medieval: "também pode ser usada por uma mulher, porque é unissex", explicou a estilista. O desfile foi encerrado com um vestido de chiffon em cor verde, simbolizando a esperança.