Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Liquidação: veja produtos e dicas para evitar erros na hora de comprar

Manter o foco e procurar peças curinga são dois segredos fundamentais para aproveitar as promoções

17 jan 2014 - 16h20
(atualizado em 17/1/2014 às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Janeiro chegou e, com ele, vêm as liquidações de verão. E não há no mundo mulher que não se empolgue ou, pelo menos, desacelere o passo para ver melhor produtos de uma vitrine quando enxerga por lá as palavras “sale”, “off” ou “promoção”. Durante todo o mês, a maioria das lojas do País colocam nas araras produtos com descontos generosos e esta pode ser a chance de levar para casa aquela peça-desejo que estava um pouco acima do orçamento. “A melhor parte das liquidações é simplesmente se deixar levar por algo mais ousado que teoricamente você não teria coragem de comprar com preço cheio”, conta a consultora de moda e imagem Bia Paes de Barros.

A combinação entre preço baixo e peça dos sonhos é pura alegria, mas, mesmo em momentos de loucura no shopping, ter algumas poucas regras em mente pode ajudar a sair de lá com aquela sensação de que fez uma excelente compra e sem estourar o cartão de crédito adquirindo coisas que ficarão escondidas no fundo do armário. Em primeiro lugar, faça uma lista com produtos de que realmente está precisando e tenha o seguinte mantra em mente: “nunca compre algo que não compraria com preços normais”, ensina Bia.

Para facilitar a vida dos consumidores, o Terra listou algumas dicas que deixarão qualquer promoção ainda mais valiosa, além de uma galeria com produtos disponíveis nas lojas e que podem servir para comparar os valores antes de sair à caça. Confira:

1) Tenha foco: faça uma listinha com as peças de que precisa ou preste atenção aos itens dos sonhos que quer comprar. Mantenha em mente as palavras “qualidade” e “utilidade” em vez de “quantidade”

2) Faça uma programação: determine quanto tempo ficará garimpando e primeiro pesquise antes de colocar na sacola.

3) Cuidado com as companhias: “sair sozinha costuma ser mais produtivo, mantém o seu foco e evita aquela armadilha de ver uma peça que funciona bem para a sua amiga, mas não para você”, explica Bia Paes de Barros.

4) Faça as contas: o melhor custo-benefício é analisar quantas vezes usará aquela peça, por isso, comprar uma pechincha que nunca sairá do armário é o mesmo que jogar dinheiro fora

5) Invista em clássicos: evite comprar peças muito exóticas ou que vão sair de moda em questão de meses.

6) Cheque sua loja favorita: antes de se aventurar em lojas novas, passe em sua favorita para checar se estão oferecendo preços que valham a pena.

7) Fique de olho nas peças curinga: levar para casa um jeans de corte reto e lavagem mais escura é sempre sucesso garantido.

<p>Promoções são ótimas para levar para casa peças clássicas e atemporais, como jeans e casacos</p>
Promoções são ótimas para levar para casa peças clássicas e atemporais, como jeans e casacos
Foto: Getty Images
8) Aposte nas peças que normalmente são caras: casacos são peças geralmente com preços altos, por isso, comprar um modelo básico de cor neutra por um valor menor é sempre uma ideia benvinda.

9) Repare nas coleções antigas: Itens de coleções antigas oferecem preços ainda menores e podem ser uma excelente opção quando se está em busca do básico.

10) Cuidado com o bom e velho “Leve 2 e pague 1”: as peças podem não ser de boa qualidade, além disso, não se deixe levar pelo aumento da porcentagem de desconto de acordo com as peças levadas. “É mais vantajoso ter 20% de desconto numa peça que você usará bastante do que 60% em 4 peças que não vai tirar do armário!”, explica Chris Francini, consultora de moda do shopping Iguatemi.

11) Examine as peças antes de levá-las: observe as peças para ver se têm fios puxados ou manchas e pergunte se é possível ter acesso às peças do estoque, porque às vezes roupas gastas demais são colocadas à disposição.

12) Cuidado com as estampas: elas saem de moda muito rápido.

13) Tendências que valem a pena: algumas tendências que valem a pena, de acordo com Bia Paes de Barros são shorts de alfaiataria, tricôs com jeitão artesanal, cores como rosa blush e azul marinho, sapatilhas de bico fino, sandálias gladiadoras e acessórios grandes, como brincos e colares com atmosfera vintage.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/infograficos/compradoras-compulsivas/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/infograficos/compradoras-compulsivas/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;Voc&amp;amp;ecirc; &amp;amp;eacute; compradora compulsiva?&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade