Estilista inglês diz que modelos plus size são uma piada
- Michelle Achkar
O estilista inglês Julien Macdonald fez uma declaração polêmica sobre modelos plus size, chamando-as de "piada" durante entrevista à televisão britânica.
O designer, que atualmente é jurado do programa Britain's Next Top Model, versão local da competição que também é exibida no Brasil pela Sony disse: "Esse é um programa sério. Uma modelo de passarela tem manequim 6 ou 8. Você não pode ter uma vencedora plus size, o que seria uma piada." Os números 6 e 8, equivalem aos números 36 e 38 no Brasil.
A declaração vai contra uma série de iniciativas que combate a magreza excessiva nas passarelas, campanhas e editoriais de moda em todo o mundo. Até Karl Lagerfeld que havia feito declarações contrárias às modelos plus size se rendeu a elas quando colocou Crystal Renn, uma das mais importantes na categoria e que usa manequim 46, no desfile da coleção Cruise da Chanel, em St.Tropez, em maio. No fim de 2009, o estilista alemão declarou que a objeção às modelos plus size era coisa de mulheres acima do peso, as quais chamou de múmias gordas.
A top Crystal Renn rebateu a declaração de Macdonald dizendo que as modelos não deveriam ser divididas de acordo com seu peso, em entrevista ao jornal The Independent. "O mundo da moda precisa mudar. As mulheres nas ruas não se importam com toda essa discussão sobre plus size e isso cria uma mentalidade "nós e elas", que leva a comentários como os feitos por Julien Macdonald."
Segundo o estilista inglês, o uso de modelos plus size é um modismo. "Não é justo com elas. Estão sendo usadas em uma temporada, mas eu sei o que acontecerá com elas depois", disse na entrevista à TV inglesa.