Drapeados e flores abrem temporada de alta costura
5 jul2010 - 20h13
Compartilhar
Michelle Achkar
O primeiro dia da temporada inverno de alta costura em Paris foi bem eclética e trouxe desde coleções minimalistas até roupas inspiradas em flores.
O estilista mineiro Gustavo Lins trabalhou a silhueta em drapeados insinuados, o que conferiu volume e leveza às peças, mesmo quando feitas de couro ou de pele. A referência ao quimono, que é a base de todo seu trabalho de criação, foi mantida nas peças com comprimentos abaixo do joelho com amarrações laterais ou assimetrias. O resultado é um trabalho atemporal que traz referências de diversas décadas, como as de 30, 40 e 50. Ao contrário da coleção verão, na qual predominou o preto, agora, o tom ganha a companhia do branco, cinza e de tonalidades cítricas.
A coleção da Maison Christian Dior foi inspirada nas flores e transformou a passarela da marca em um jardim. Começando pela decoração do ambiente, com grandes tulipas laranjas, passando pelas modelos que mostraram peças com volumes, drapeados, sobreposições, detalhes que vinha como pétalas que saiam da cintura.
A ex-diretora da Christian Lacroix e da equipe de estilo da Balenciaga, Bouchra Jarrar mostrou roupas com delicados grafismos para nortearam os recortes e formas das silhuetas das peças minimalistas. A maioria dos looks é discreto e bem-comportado, com algumas exceções como os vestidos com decotes tipo V bem profundos. As cores usadas pela estilista foram preto, creme e ezul-marinho.
A Semana de Moda de Alta Costura acontece até quinta-feira na capital francesa.
Grandes pétalas saem da cintura do amplo vestido da Maion Chritian Dior, em desfile em Paris
Drapeados discretos conferem volume à coleção leve de Gustavo Lins
Foto: Getty Images
Grandes pétalas saem da cintura do amplo vestido da Maion Chritian Dior, em desfile em Paris
Foto: Getty Images
Bouchra Jarrar já trabalhou na marca Christian Lacroix e Balenciaga, mas seu estilo é discreto, como ela mostra no look desfilado na Semana de Alta Costura de Paris
Foto: Getty Images
A estilista Bouchra Jarrar mostrou coleção minimalista e comportada quebrada pelo decote profundo no vestido
Foto: Getty Images
Grafismos discretos contornam as peças de modelagem enxuta e simples da estilista Bouchra Jarrar
Foto: Getty Images
As modelos foram transformadas em flores no desfile da Christian Dior em Paris
Foto: Getty Images
Diferentes texturas também foram emprestadas da natureza para os looks da Dior na Semana de Alta Costura de Paris
Foto: Getty Images
O quimono, base do trabalho de Gustavo Lins, ganha versão em pele com pegada nômade
Foto: Getty Images
O drapeado combinado com o delicado grafismo contorna a silhueta no look que integra a coleção inverno de alta costura do estilista Gustavo Lins
Foto: Getty Images
O couro aparece trabalhado com volume e leveza no vestido em silhueta tipo A na coleção de Gustavo Lins
Foto: Getty Images
Mangas com volume e gola alta numa outra versão inspirada no quimono no desfile de Gustavo Lins na Semana de Alta Costura de Paris
Foto: Getty Images
Volumes, cores, camadas inspirados no mundo das flores foram usados por John Galliano para criar a coleção inverno de alta costura da Christian Dior