Dario Vitale deixa cargo de diretor criativo da Versace
Decisão foi tomada dois dias após aquisição da marca pela Prada
A Versace anunciou nesta quinta-feira (4) que seu diretor criativo, o italiano Dario Vitale, deixará a função a partir de 12 de dezembro de 2025, em uma decisão tomada de forma mútua entre o estilista e a maison.
"A Versace e seu diretor criativo, Dario Vitale, decidiram mutuamente encerrar sua colaboração a partir de 12 de dezembro de 2025", diz o comunicado oficial.
"Gostaríamos de agradecer sinceramente a Dario por sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento da estratégia criativa da marca durante este período de transição e desejamos-lhe tudo de bom em seus projetos futuros", continua.
A Versace afirmou ainda que a nova liderança criativa será anunciada em breve. Até lá, a equipe responsável pelo desenvolvimento artístico e estético da grife continuará a trabalhar sob a direção de Emmanuel Gintzburger, atual CEO da empresa.
A saída de Vitale ocorre cerca de nove meses após sua contratação e dois dias depois da finalização da aquisição da marca pelo Grupo Prada. À frente da grife, ele apresentou uma única coleção em 26 de setembro, na Pinacoteca Ambrosiana, em Milão.
Ex-designer da Miu Miu, subsidiária da Prada, o estilista havia sido anunciado em março passado para substituir Donatella Versace, que era diretora criativa desde a morte de seu irmão, Gianni, em 1997, e assumiu o cargo de embaixadora-chefe da marca, para se dedicar a ações filantrópicas.
Em abril, a Prada anunciou a compra da Versace da Capri Holdings Limited por 1,25 bilhão de euros (R$ 7,8 bilhões), na esperança de revitalizar uma marca que vinha enfrentando dificuldades sob a gestão de sua proprietária americana e criar uma gigante italiana na moda de luxo. A aquisição foi concluída na última terça-feira (2).