Amir Slama lança linha de lenços em parceria com o filho
O estilista Amir Slama tem um novo parceiro: seu filho Arthur Slama, de 22 anos. Pai e filho lançaram, nesta quinta-feira (27), a coleção de lenços e pareôs com estampas criadas pelo garoto, que cursa o último semestre de Artes Plásticas na Faap, em São Paulo. São 25 modelos, que custam de R$ 188 (lenços de seda) a R$ 298 (pareôs de viscose e seda).
“Uma das maiores lições do meu pai foi a paixão que ele sempre mostrou pelo trabalho”, disse Arthur ao Terra, ao comentar que entre seus artistas favoritos estão Lucio Fontana, Van Gogh e Michelangelo. Em um dos modelos, o garoto faz uma referência aos famosos girassóis de Van Gogh.
“Começamos a pensar na parceria há um ano, mais ou menos. Disse a ele que as artes plásticas não eram meu forte, mas a moda sim. Daí veio a ideia de usar as ilustrações nos lenços e pareôs”, disse Amir, que mostrou orgulhoso as obras originais do filho, expostas nas paredes da loja da Oscar Freire. Para chegar aos 25 desenhos, foi feita uma seleção entre 100 modelos, alguns exclusivos para a linha.
De estilo eclético, os originais de Arthur Slama foram reproduzidos a partir de tela a óleo, serigrafia, nanquin e até desenhos de coloridos com canetinhas em folhas de caderno. Figurativos e abstratos, não faltam cores variadas ou opções em preto e branco. Sobre o filho ilustrar as coleções de moda praia do estilista, Amir não revela se tem planos. “Primeiro foram os lenços, depois veremos”, afirmou.
Verão 2013
A coleção de verão 2013 Amir Slama, com referências dos anos 1930, art déco e art noveau foi também lançada nesta quinta-feira (27). “Usei aplicações de metais e também tem ilustrações de folhagens”, disse Amir, que para cada família de modelos, faz peças menores e maiores. “As menores são as que mais saem”, disse, ao revelar a preferência da mulher brasileira. Sobre as insistentes hot pants, ele aconselha: “O ideal é usar como os antigos sunkines e até enrolar um pouco nas laterais”, ensina.
O estilista prepara também a segunda coleção para a rede de fast fashion italiana Yamamay, que tem 600 lojas de departamento em vários países. O tema agora são os lençóis maranhenses. Na primeira coleção, foi o carnaval de Salvador. “Para essa segunda linha, fiz 80 peças, contra 40 da primeira. Percebi que com a crise, as pessoas que compravam marcas famosas estão migrando para as redes de fast fashion que oferecem produtos de qualidade, com nome e preço razoável. Um biquíni da linha da loja custa 30 euros, os da minha linha saem por 49 euros. Um valor bom para quem estava acostumado a consumir grife cara.”
Camisetas
O estilista lançou, em parceria com a marchande peruana Jackie Shor, uma linha de camisetas, com desenhos diversos, aplicados com minipastilhas em silk screen. Alguns são criados por um artista plástico de Paris, outros prestam homenagem a São Paulo, com o clássico slogan I Love São Paulo, com o Love em forma de coração. As minipastilhas aparecem coloridas e com brilho. Os preços variam de R$ 100 a R$ 285. Saídas e bolsas de praia também fazem parte coleção, com custo de R$ 480.