Dos 25 a 35 anos: os primeiros sinais
Situação da pele
Começa a degeneração do colágeno e surgem os primeiros sinais de envelhecimento: leve flacidez, algumas linhas de expressão e manchas ocasionadas pela exposição solar. A intensidade depende da genética e dos hábitos.
Cuidados diários
Proteção solar e hidratação permanecem na lista de preventivos. O cosmético com vitamina C pode ser alternado com um ácido (como glicólico e retinoico) prescrito pelo dermatologista, principalmente depois dos 30 anos. Essa medida estimula a renovação da pele, deixando-a mais lisa e reduzindo manchas.
Tratamentos específicos
Em alguns casos, trata-se a flacidez com luz pulsada e infravermelho, que estimulam o colágeno. Mulheres que apresentam excesso de contração dos músculos faciais têm a toxina botulínica (Botox) como aliada na prevenção de rugas.
Maquiagem
Para esconder as primeiras linhas de expressão, use corretivo (da cor de sua pele ou de uma próxima à que exibe quando bronzeada) e pouco pó. Se exagerar, corre o risco de evidenciá-las.
Nutrição
A partir dos 30 anos, o organismo requer mais cálcio (encontrado no leite e seus derivados, por exemplo), para o fortalecimento dos ossos; e ferro (feijão e carne), para recuperar a perda pela menstruação e evitar anemia. Não consuma bebidas alcoólicas em excesso e tenha cuidado com os petiscos dos happy hours.