Cuidados diários contornam a oleosidade excessiva no verão
Com a chegada da estação mais quente do ano, combater o desconfortável aspecto gorduroso da pele é um dos principais desafios de quem sofre com a oleosidade. Isso porque, durante o calor, a dilatação dos poros fica mais comum, assim como o aumento da transpiração e da produção de sebo, que é uma das primeiras respostas do organismo contra os danos da radiação solar.
Para lidar da maneira correta com o problema e evitar que o visual fique comprometido, alguns cuidados devem se tonar regra no dia a dia para deixar a pele bonita, hidratada e sequinha na estação.
Lavagem correta
Hábito bastante comum que aumenta ainda mais a produção das glândulas sebáceas quando realizada incorretamente, a lavagem do rosto deve ser feita apenas duas vezes ao dia com sabonete específico para a pele oleosa ou mista para evitar o chamado efeito rebote. “O excesso de lavagem acaba aumentando a oleosidade do rosto, pois desencadeia uma reação da pele que tem como finalidade protegê-la de tanta agressão”, explica Mônica Linhares, diretora do Espaço Saúde Rio, do Rio de Janeiro.
Cosméticos oil free
Para intensificar o combate aos efeitos causados pelo aumento da produção de sebo na temporada de verão, a dica é investir em produtos que não obstruem os poros, chamados de oil free por serem livres de óleo. Nesta hora, também é recomendável usar filtros solares com textura mais seca, como os chamados Dry Touc, além de um esfoliante noturno, pelo menos três vezes por semana. “Além desses cuidados, vale a pena ter sempre no nécessaire um gel ou lápis secativo, caso uma espinha apareça em um momento inapropriado”, aconselha a especialista.
Alimentação balanceada
Tarefa nem sempre fácil, ficar de olho na alimentação também é fundamental para controlar a oleosidade. O ideal é dar preferência a alimentos que sejam ricos em vitaminas C – substância responsável por manter a hidratação da pele -, e evitar os mais gordurosos, sem esquecer, é claro, de beber, pelo menos, dois litros de água por dia para reforçar a nutrição dos tecidos.