PUBLICIDADE

Como praticar a caminhada corretamente? Especialista orienta

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

2 ago 2023 - 15h06
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A caminhada está entre as modalidades que se adapta a qualquer hora do dia, ou seja, pode ser feita em parques, avenidas ou até mesmo dentro de um bairro. No entanto, essa facilidade não significa que alguém pode caminhar de forma aleatória. Nesse sentido, surgem questionamentos principalmente para quem é iniciante, por exemplo: como praticar a caminhada corretamente?

Praticar a caminhada corretamente - Shutterstock
Praticar a caminhada corretamente - Shutterstock
Foto: Sport Life

Saiba como praticar a caminhada corretamente

Respeite o seu limite

"Caminhe de forma com que sua frequência cardíaca acelera. Uma forma muito simples de sentir isso é caminhar com velocidade maior do que com a qual você anda, na qual sinta seu corpo sendo cobrado, pernas movimentando-se mais rapidamente, pulmão trabalhando e os braços com movimentos mais intensos", respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life o especialista de treinamento de corrida da Cia Athletica Bruno Freitas.

Sentiu algum cansaço em meio a um circuito? Não se preocupe. Certas mudanças em meio ao treinamento lhe ajudam. "Não há problema caso sinta cansaço por não estar acostumado. Desacelera um pouco por 1 ou 2 minutos e volte para a velocidade mais forte. Ou você pode começar mais tranquilamente e de 2 em 2 minutos intercalar entre os dois estímulos, assim seu corpo se adapta melhor", sugeriu Bruno.

Traje adequado

A indicação é por roupas leves com proteção UV e contra o sol e, principalmente, o tênis que ofereça conforto no seu percurso. "Sobre o calçado, opte pelos confortáveis, que não incomodem seu pé, ainda mais se a caminhada for mais longa. Caso esteja com sobrepeso, use os tênis com um bom nível de amortecimento, assim evita dores e protege as articulações", explicou o profissional.

Horário

"Evite horários com temperaturas mais altas. Isso fadiga mais rápido e suga a energia. O início da manhã é uma ótima pedida. Você já começa o dia com a sensação de dever cumprido e evita falhas por outros compromissos. No final da tarde, também é uma boa opção, ainda mais se você se sente melhor treinando nessa hora do dia", detalhou Freitas.

Hidratação

Outra questão em prol de uma boa performance independente se é um atleta amador ou profissional. O consumo correto de água vai beneficiar o seu músculo e, claro, a sua saúde.

"A água ajuda seu músculo a trabalhar melhor, faz com que esteja melhor para a prática, ajuda a manter a baixa temperatura do corpo, o que faz com que não se canse tanto antes da hora. Água é vida", alertou.

Tecnologia

"Ter um relógio com GPS e frequencímetro ou aplicativos específicos que forneçam distância e velocidade é bom! Não é algo obrigatório, mas caso você realmente queira dar um passo a mais com a caminhada fará muito bem saber quanto e como está realizando para assim melhorar sua performance", indicou o especialista.

Segurança

É complicado caminhar em qualquer lugar. Opte pelos parques e praças com equipe de segurança. Não conseguiu ir à rua? Sem problemas! Basta cumprir com a sua quilometragem com treino de esteira na academia.

"Caso realmente não consiga acesso a esses lugares e tenha de ir pra rua, evite a utilização de fones de ouvido. Eles têm sua percepção de tudo o que está acontecendo ao seu redor. Evite joias ou coisas que chamem atenção, ande com pouco dinheiro e somente o necessário. Também é prudente que tenha uma identificação de saúde, com dados como tipo sanguíneo, se possui alergia à alguma medicação e um contato de emergência", orientou.

Aval clínico e físico

"Por mais que seja uma atividade de baixo impacto e intensidade, uma conversa com o médico antes da prática é muito aconselhável. Contar com um profissional de educação física também fará toda diferença, com relação aos estímulos, controle para que tenha melhores resultados e evitar problemas desnecessários", concluiu Bruno Freitas.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade