Como evitar perder massa muscular ao usar canetas emagrecedoras? Nutrólogo responde
A perda de massa muscular causada pelo uso das canetas é uma consequência fisiológica da perda ponderal causada por essas medicações
As canetas emagrecedoras, muitas vezes, podem causar uma perda não apenas de peso, mas também de massa muscular. Entenda a seguir mais sobre isso com Murillo Brandão Júnior, nutrólogo
1. Por que o uso de canetas emagrecedoras leva à perda de massa muscular?
A perda de massa muscular causada pelo uso das canetas é uma consequência fisiológica da perda ponderal causada por essas medicações. Mas é importante ressaltar que, no processo de emagrecimento, ocorre tanto perda de gordura quanto de massa magra.
Isso acontece em qualquer outra situação onde há perda de peso, como cirurgia bariátrica ou quando ocorre restrição calórica sem o uso de medicação.
Estudos mostram que, na perda de peso, normalmente ocorre uma perda aproximada de 25% de massa magra, sendo metade disso de massa muscular.
2. Quais as estratégias de treino ou nutricionais que ajudam a preservar ou até aumentar a massa muscular durante o uso desses medicamentos?
• Aumento do consumo de proteínas de alto valor biológico — São proteínas ricas em aminoácidos essenciais, com boa digestibilidade e biodisponibilidade, entre as principais fontes estão carne, frango, ovos, leite e whey protein;
• Prática regular de musculação;
• Monitoramento da composição corporal por bioimpedância;
• Ingestão adequada de micronutrientes e hidratação;
Essas estratégias devem estar sempre inseridas no contexto de uma alimentação balanceada, rica em vegetais e frutas, que forneça fibras, vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.
3. Quais pessoas devem ter maior atenção quanto à perda de massa muscular durante o uso das canetas?
Em linhas gerais, temos uma maior atenção com pessoas acima dos 40 anos, mas a preocupação é válida em todas as faixas etárias. Um excelente aliado é o uso de bioimpedância multifrequencial no início do tratamento, que nos permite detectar perda na massa muscular e buscar intervenções que corrijam esse problema.
4. Por que ocorre o reganho de peso após a suspensão das canetas emagrecedoras?
O reganho de peso é uma tendência natural. Um processo fisiológico que nosso organismo vai tentar fazer, independentemente da nossa vontade. Existe um olhar equivocado por parte da população — e até de médicos — sobre isso. A obesidade é uma doença crônica e extremamente complexa. Quando você tem hipertensão e para de tomar o remédio, a pressão volta a subir. No processo de perda de peso, é preciso ter muito cuidado com o desmame, que deve ser feito com extrema cautela e monitoramento rígido, tanto clínico como da composição corporal, junto com intervenções nutricionais e comportamentais.