Assistir muita TV é um dos primeiros sinais de solidão segundo a psicologia, mas não é o único
Entenda os sinais de solidão e como ela pode afetar a saúde mental e física, além de dicas para identificar e lidar com esse problema.
A neurociência revelou o efeito da solidão na nossa saúde mental, a nível fisiológico e até na forma como processamos a informação. Apesar de sabermos disso e de essa situação afetar tantas pessoas a ponto de a Organização Mundial da Saúde estar soando o alarme sobre ela globalmente, a solidão ainda pode passar despercebida.
Entender os sinais associados à solidão é o primeiro passo para evitar que ela se torne um problema de saúde física e mental. De acordo com a psicologia, há comportamentos específicos que geralmente são exibidos por pessoas que tendem a se sentir mais solitárias à medida que envelhecem.
Eles têm maior dependência da tecnologia
Segundo um estudo da SoledadES, 50,1% dos espanhóis acreditam que a tecnologia combate a solidão indesejada. E isso pode ser verdade, mas "a dependência excessiva de formas digitais de comunicação pode, às vezes, substituir interações presenciais mais significativas", disse a psicóloga Dra. Holly Schiff à Parade.
Embora possa ser um bom substituto em alguns momentos ou circunstâncias, como vimos na epidemia de COVID-19, ele não substitui as interações físicas. Por isso, é sempre conveniente ter qualquer tipo de interação social que não envolva uma tela.
Eles assistem televisão compulsivamente
...
Veja também
"Não gosto de comemorar meu aniversário" - psicólogo explica o que está por trás desse comportamento
Você se isola quando está triste? A psicologia explica porque isso acontece