Arthur C. Brooks, especialista em felicidade, explica sua rotina para dormir melhor: "Recomendo reservar alguns minutos antes de apagar as luzes para conversar sobre o que correu bem durante o dia."
O especialista de Harvard compartilhou seus hábitos antes de dormir — e sua rotina é tão eficiente porque é totalmente baseada em evidências científicas.
Sabemos que uma boa noite de sono é inestimável. Além de melhorar o desempenho no trabalho, permitir descanso e revitalizar as energias, ela protege o coração e é essencial para o bem-estar mental e a felicidade. Arthur C. Brooks entende isso profundamente e criou um "protocolo" noturno que transformou sua qualidade de vida.
Como explica ao The Atlantic, esse protocolo "visa criar um estado de espírito calmo e positivo e me preparar para dormir". Não é algo que funciona só para ele: há ciência por trás, e qualquer pessoa pode se beneficiar — inclusive você.
Jante em um horário razoável
A prática faz diferença: comer entre 18h e 20h favorece a digestão, melhora o descanso e contribui para o metabolismo. A regra é simples: deixe pelo menos três horas entre a refeição e o momento de dormir. Brooks também alerta para três vilões da noite: álcool, cafeína e açúcar, que dificultam o relaxamento e podem prejudicar o sono.
Dê uma caminhada após o jantar
...
Veja também
Quem disse que você precisa diminuir o ritmo aos 60 anos? A ciência sugere justamente o contrário
Pessoas ingratas costumam usar essas seis frases. Eles são um reflexo da sua infelicidade
7 hábitos que podem levar qualquer um a ser feliz de acordo com a ciência
É assim que você deve começar o dia depois dos 40: quatro rotinas essenciais