PUBLICIDADE

Remédio usado para asma reduz reações alérgicas alimentares severas em crianças, diz estudo

Pesquisa aponta que medicamento pode aumentar tolerância a certos alimentos

27 fev 2024 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo conduzido pelo Centro Infantil Johns Hopkins, nos Estados Unidos, aponta que o medicamento Omalizumabe pode reduzir a possibilidade de crianças terem reações alérgicas severas a certos alimentos. Os resultados da pesquisa poderiam ser uma solução para pessoas com alergias a comidas com amendoim, leite, ovos, trigo, avelã e caju – alimentos testados no estudo.  

O medicamento, vendido como Xolair, é tradicionalmente usado no combate a asma alérgica e urticárias. Os dados apontam que o uso da injeção poderia evitar reações alérgicas extremas, como um choque anafilático. 

A pesquisa foi publicada na revista The New England Journal of Medicine, no domingo (25), e divulgada durante a conferência anual da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

Metodologia 

Xolair é tradicionalmente usado no combate a asma alérgica e urticária
Xolair é tradicionalmente usado no combate a asma alérgica e urticária
Foto: Wavebreakmedia

O estudo contou com 177 crianças com idades variando entre 1 e 17 anos e três adultos com até 55 anos. Todos tinham que ser alérgicos a 100 miligramas de amendoim ou menos e 300 miligramas ou menos a dois dos outros alimentos contemplados na pesquisa. 

Durante um período de 16 a 20 semanas, metade dos participantes do estudo recebeu injeções do medicamento, enquanto a outra metade recebeu placebo. O remédio era aplicado com uma periodicidade de duas a quatro semanas, dependendo do biotipo de cada paciente.  

Os resultados mostram que das 118 pessoas que foram injetados com o medicamento, 67% conseguiram comer o que seria equivalente a cerca de 2,5 amendoins, sem que sofressem reações alérgicas moderadas ou graves. Considerando o grupo que recebeu placebo, apenas 7% não tiveram problemas piores. 

O estudo conclui que em pessoas com ao menos um ano de idade, com múltiplas alergias alimentares, o tratamento com Omalizumab, durante 16 semanas, foi superior ao do placebo, para aumentar a resposta do corpo humano ao estímulo de amendoim e outras comidas que costumam causar alergias.  

Como o remédio age no corpo 

O medicamento Xolair é um anticorpo monoclonal, ou seja, produzido em laboratório, que age na imunoglobulina E (IgE) produzida pelo corpo humano, que provoca reações alérgicas. A substância artificial atua absorvendo a imunoglobulina.  

Aprovação e recomendação 

O remédio foi aprovado pela agência reguladora de saúde dos Estados Unidos (FDA, em inglês), no início de fevereiro, para crianças com ao menos um ano de idade, que tenham alergias a certos alimentos.  

Apesar de o medicamento reduzir o impacto das alergias provocadas pelos alimentos citados, especialistas reforçam que as comidas ainda devem ser evitadas, uma vez que as alergias ainda podem provocar risco à vida.

Uma das principais funções do remédio, portanto, é evitar que resquícios das comidas causadores de alergia, acidentalmente misturadas no preparo dos pratos das crianças, causem alergias graves.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade