PUBLICIDADE

Água saborizada faz bem? Saiba mais sobre a tendência do WaterTok

O TikTok está cheio de vídeos de pessoas recomendando receitas de água saborizada; mas será que ela faz bem mesmo?

22 jun 2024 - 16h06
(atualizado às 20h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja se água saborizada faz bem
Veja se água saborizada faz bem
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Nos últimos tempos, surgiu no TikTok o chamado WaterTok, a tendência de beber água saborizada em grande quantidade. A ideia é tornar o gosto do líquido mais interessante, assim como sua aparência, para ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade em se hidratar o suficiente durante o dia.

Entretanto, será que essa tendência da água saborizada realmente faz bem? De acordo com a nutricionista Mirella Torchia, isso vai depender da receita. E, no caso daquelas mostradas na rede social, muitas delas não são saudáveis. Isso porque muitas delas, inclusive as industrializadas, têm componentes que podem fazer mal, especialmente se ingeridos em excesso.

"Elas têm corantes (amarelo ou vermelho), aromatizante, maltodextrina (açúcar), fosfato de potássio monobásico, ácido cítrico, entre outros aditivos químicos, adoçantes, eletrólitos que se tomados em grande quantidade e sem orientação de um bom profissional irá fazer mal a saúde e prejudicar no rendimento e na qualidade de vida", explica.

Os problemas podem ir desde uma diarreia ou desconforto abdominal até doenças graves renais, então não dá para ignorar o perigo.

Receitas saudáveis

Por outro lado, Mirella comenta que existem também receitas saudáveis que podem sim ser usadas. Elas podem ser chamadas de água saborizada, aromatizada, infusionada, marinada ou com sabor. Além de ajudarem a aumentar o consumo de líquido, elas ainda conseguem melhorar os sintomas de certas doenças, segundo a profissional.

A seguir, ela explica como fazer essa água saborizada que faz bem:

  • Base: água natural ou com gás misturada com chás naturais ou água de coco
  • Ervas: manjericão, hortelã, alecrim, menta etc.
  • Frutas a gosto: morango, laranja, kiwi, etc.
  • Vegetais a gosto: pepino, aipo, cenoura etc.
  • Temperos e toque a mais: canela, anis estrelado, cravo, pimenta, gengibre etc.

Você pode colocar gelo ou deixar em temperatura ambiente, e a validade é de até 4 dias na geladeira, mas vai depender da composição. Lembrando que é necessário deixar ela curtir por ao menos 3 horas antes de se deliciar.

Como se hidratar corretamente?

A nutricionista explica que o recomendado, caso queira usar a água saborizada, é intercalá-la com a natural. A quantidade específica da saborizada vai depender de cada pessoa, de acordo com idade, condição de saúde etc.

Ademais, alguns hábitos bons para aumentar a ingestão de água são andar sempre com uma garrafa, enchê-la sempre que esvaziar e tomar aos poucos durante todo o dia. À noite, deve-se tomar menos que no resto do dia, para evitar ir ao banheiro durante a madrugada.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade