PUBLICIDADE

Açafrão pode ser usado como antidepressivo?

O açafrão também pode ajudar a prevenir problemas de memória e aprendizagem espacial

18 mai 2024 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários
Mergulhar os fios de açafrão em água quente é uma das melhores maneiras de obter um sabor rico e profundo
Mergulhar os fios de açafrão em água quente é uma das melhores maneiras de obter um sabor rico e profundo
Foto: iStock / Jairo Bouer

O açafrão é o tempero mais caro do mundo, cientificamente conhecido como Crocus sativus L., é uma erva que serve como tempero e remédio, com histórico de uso como antidepressivo. Você pode encontrá-lo em regiões montanhosas em locais como Asia menor, Grécia, Ásia Ocidental, Egito, Irã e Índia.

O preço do açafrão é alto porque para sua colheita é necessário arrancar adequadamente o estigma das flores (a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor), e cada flor produz apenas uma pequena quantidade. O processo de colheita impacta diretamente a variação e o nível de qualidade do açafrão, afetando a forma como ele ajudará no tratamento de doenças.

O açafrão foi usado durante décadas na medicina tradicional chinesa como analgésico durante os séculos 16 a 19 e já foi usado até para tingir túnicas. Agora, o açafrão tem sido pensado para tratar a depressão e está se tornando popular novamente em alguns países, e pesquisas apoiam seus benefícios.

Pesquisa indica que o açafrão pode ajudar com os sintomas da depressão. Isso porque ele pode ter um efeito antidepressivo, aumentando as substâncias químicas cerebrais. A pesquisa ainda sugere que o açafrão afeta a serotonina e pode ajudá-la a permanecer no cérebro por mais tempo, funcionando de forma semelhante aos medicamentos antidepressivos.

De acordo com uma revisão de 2022, a crocina, encontrada no açafrão, pode ter efeitos antidepressivos ao impactar:

o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF)

o fator de crescimento nervoso

a proteína de ligação ao elemento de resposta AMP cíclico (CREB)

O açafrão também contém crocetina, picrocrocina e safranal, outros compostos bioativos que aliviam os sintomas.

Os níveis de BDNF costumam ser baixos quando alguém tem depressão. Aumentá-lo é uma forma comum de tratar a depressão, e os antidepressivos costumam ser uma intervenção usada para isso. Usar o açafrão para aumentar a expressão do BDNF oferece uma alternativa natural.

A proteína CREB contribui para a regulação genética envolvida na fisiopatologia da depressão. Aumentar a atividade dessa proteína pode melhorar a plasticidade neural, resultando em menos sintomas do distúrbio.

A dosagem adequada depende do tamanho corporal, mas 30 mg por dia podem ter resultados positivos. Discutir com seu médico é a melhor opção para saber com qual dosagem começar. Você pode dividir a dose, tomando quantidades iguais duas ou três vezes ao dia, e pode tomá-la a qualquer hora. Mas, repetindo, converse com um médico e não utilize a erva sem supervisão.

O tempo que o açafrão leva para aliviar os sintomas de depressão varia de pessoa para pessoa, mas os especialistas sugerem que você observe os resultados quatro a seis semanas após começar a tomar suplementos.

Benefícios do açafrão

Além de ajudar no tratamento da depressão, o açafrão traz outros benefícios à saúde, incluindo:

Contém vitaminas e minerais essenciais

O estigma do açafrão contém muitos nutrientes essenciais, incluindo arboidratos, minerais, mucilagem, vitamina C e pigmentos solúveis em óleo.

Possui compostos com atividades farmacológicas

O açafrão possui compostos com atividades farmacológicas, incluindo taninos, antocianinas e flavonoides. Foi demonstrado que esses compostos ajudam no tratamento da depressão e nas seguintes atividades farmacológicas:

-anti-inflamatório

-reduz a pressão arterial

-alivia dores de estômago

-alivia os sintomas da síndrome pré-menstrual

-ajuda a prevenir dificuldades de aprendizagem devido ao estresse induzido crônico

O açafrão pode ajudar a prevenir problemas de memória e aprendizagem espacial que ocorrem devido ao estresse induzido crônico. Suas propriedades antioxidantes atuam para aliviar o comprometimento que geralmente ocorre devido ao estresse oxidativo.

Possui poderosos antioxidantes

Os antioxidantes do açafrão ajudam a protegê-lo dos radicais livres e do estresse oxidativo. Pode ajudar a diminuir o risco de câncer e aumentar as chances de o tratamento funcionar.

Aumento da libido

Pesquisas mostram que o açafrão pode ajudar a aumentar o desejo sexual e a função sexual. Além disso, tem um impacto positivo na disfunção erétil nos homens e aumenta a lubrificação vaginal nas mulheres.

Promove perda de peso

Especialistas de um pequeno estudo de 2017 indicam que o açafrão pode ajudar as pessoas a reduzir o índice de massa corporal (IMC). Também ajuda a diminuir a massa gorda total e a circunferência da cintura. Outra forma que ele promove a perda de peso é reduzindo o apetite.

Efeitos colaterais do açafrão

Extratos de plantas, incluindo açafrão, estão se tornando mais atraentes para quem sofre de depressão. Isso ocorre porque eles podem produzir resultados positivos com menos efeitos colaterais do que medicamentos prescritos. Os efeitos colaterais são mínimos, mas tomar muito pode ser tóxico, podendo até causar abortos espontâneos em gestantes.Se você encontrar uma versão barata, provavelmente ela contém outros ingredientes, o que significa que não funcionará tão bem quanto um produto não adulterado.

Como usar açafrão para depressão

Existem várias maneiras de incorporar o açafrão em sua dieta, inclusive em alimentos, bebidas e suplementos. Veja como você pode usar açafrão para a depressão:

-Adicione-o aos alimentos consumidos.

-Polvilhar açafrão sobre a comida proporciona um sabor único que combina bem com pratos de arroz, ensopados e caril. Você só precisa usar uma pequena quantidade para obter o suficiente para prová-lo e colher os benefícios.

Mergulhar os fios de açafrão em água quente é uma das melhores maneiras de obter um sabor rico e profundo, ou você pode comprá-lo em pó. No entanto, não precisa mergulhar os fios em água antes do tempo se o prato que você preparar já exigir bastante líquido e tempo de fervura.

Beba chá de açafrão

Esfarele os estames - órgão masculino das plantas com flor, entendendo-se como tal as estruturas da flor portadoras de sacos polínicos que originam os grãos de pólen - de açafrão em uma xícara e despeje água morna sobre eles. Você pode usar água fervida, mas deixe esfriar um pouco antes de adicionar para obter melhores resultados. O chá ficará laranja após 15 minutos de maceração e você pode bebê-lo ou utilizá-lo em uma receita.

Tome um suplemento

Os suplementos de açafrão geralmente contêm estigmas em pó dentro de cápsulas que você toma por via oral. Se você escolher um suplemento, considere variações de alta qualidade para garantir que não seja misturado com outros ingredientes.

Fonte: Psych Central

Nós, do site Doutor Jairo, entramos na campanha em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e convidamos você a ajudar também. Veja como: 

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - conta SOS Rio Grande do Sul (Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38) - https://sosenchentes.rs.gov.br/

Os Correios têm recebido e transportado doações gratuitamente - https://www.correios.com.br/ - tel para informações: 0800 725 0100

Central Única das Favelas (Cufa) - PIX: doacoes@cufa.org.br - https://cufa.org.br/doar/

Aeroportos do Brasil (ABR) tem publicado em seu instagram a lista dos aeroportos que estão recebendo doações para o RS - https://www.instagram.com/abr.aeroportos/

ONG Grad Brasil tem arrecadado doações para ajudar no resgate de animais - PIX: 54.465.282/0001-21 - https://www.instagram.com/grad_brasil   

SAÚDE MENTAL
Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Publicidade