A ciência de tomar um café antes de dormir (ou por que isso pode trazer mais benefícios do que costumamos imaginar)
Café antes de dormir pode não prejudicar o sono tanto quanto se imagina, e há ciência por trás disso
Beber café antes de dormir ou tirar uma soneca pode parecer contraditório. A sabedoria popular diz que a cafeína atrapalha o sono. A crença de que tomar café ou chá antes de deitar compromete a qualidade do descanso é tão difundida que centenas de cientistas passaram a investigar se isso é realmente verdade.
Surpreendentemente, muitos estudos apontam justamente o contrário: tomar uma xícara de café pouco antes de dormir não prejudica o sono e, na verdade, pode aumentar a energia ao acordar. Essa prática passou a ser conhecida no mundo anglófono como coffee nap, ou soneca do café. E há toda uma ciência por trás de seus benefícios e funcionamento.
Os estudos
Algumas pesquisas, como a da Universidade de Loughborough, descobriram que quando os participantes tomavam café e em seguida faziam uma breve soneca de 15 minutos, cometiam menos erros em um simulador de direção do que quando apenas tomavam café ou apenas dormiam a soneca.
Outro estudo japonês indicou que pessoas que ingeriram cafeína antes de suas sonecas e depois realizaram testes de memória tiveram desempenho melhor que as demais. Além disso, relataram sentir menos cansaço.
Como a cafeína afeta o corpo
Para entender o efeito de uma soneca com café no corpo, é preciso primeiro saber como a cafeína age no cérebro. Ao beber uma xícara de café, a cafeína é absorvida pelo intestino delgado, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Essas são as plantas que mais gostam de borra de café: crescem rápido, ficam mais fortes e bonitas
Pessoas que tomam café preto sem açúcar costumam ter essas 9 atitudes em comum