PUBLICIDADE

4 benefícios da meditação para começar bem 2024

Especialista explica como a meditação pode contribuir para o seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida

3 jan 2024 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários

A meditação vedanta é uma prática milenar que pode trazer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas. Para se ter uma ideia, a prática é recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenir doenças.

A meditação pode ajudar a prevenir doenças
A meditação pode ajudar a prevenir doenças
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com Jonas Masetti, acharya e fundador do Vishya Vidya, organização referência em cultura védica no Brasil, a prática da meditação ajuda a garantir o bem-estar e a ter produtividade no ambiente de trabalho. 

"É um modo de valorizar a busca do equilíbrio interior independentemente do mundo externo", diz o especialista que elencou 4 benefícios da meditação para começar 2024 com muito mais leveza.Confira:

1. Reduz o estresse 

A ansiedade está muito ligada ao estresse do dia a dia e, por essa razão, a meditação é uma técnica extremamente eficiente em reduzir o sintoma do transtorno. "Ao meditar, a pessoa relaxa e desobstrui sua mente dos problemas cotidianos por alguns minutos. Ela se desliga das suas cargas negativas por aquele momento e, consequentemente, depois disso fica muito mais tranquila e consciente para lidar com o que vier pela frente", afirma o acharya.

2. Estimula a criatividade

Uma das características mais conhecidas da meditação é o acesso que ela dá ao inconsciente. Com isso, a pessoa consegue ter uma visão ampla de todos os aspectos da sua vida, dando espaço à construção de ideias criativas e disruptivas.

"Basicamente, é um estímulo à concentração, e, quando estamos mais concentrados, nossos pensamentos fluem com naturalidade, gerando insights que, do contrário, talvez nunca teríamos. Isso sem falar que o processo também potencializa o foco para executar esses planos", explica Massetti.

3. Melhora as relações interpessoais

Ao reduzir a ativação do sistema nervoso simpático, a meditação promove respostas mais equilibradas e melhora a autorregulação emocional. De acordo com o fundador do Vishva Vidya, esse fator possui um reflexo direto nas relações interpessoais do praticante:

"Cada um tem um tipo de conexão com familiares, amigos e colegas de trabalho. Porém, independente dessa ligação e se ela pende para um lado mais positivo ou negativo, precisamos estar equilibrados emocionalmente e espiritualmente para guiá-las com qualidade. É aqui que meditar se torna um divisor de águas", pontua.

4. Auxilia no autoconhecimento

Todos os dias temos desafios, como falta de tempo, distrações, dificuldade em desligar o pensamento, manter a consistência e expectativas irrealistas. Isso pode causar dúvidas sobre os nossos desejos, gostos e ambições, mas a meditação enfrenta essas questões e auxilia na autodescoberta.

"A paciência, perseverança e adaptação são alavancas para o nosso entendimento como seres humanos em meio a rotinas tão atribuladas. Quando falamos de meditar, o que está em jogo é um equilíbrio entre mente e o corpo, associação que favorece esses três aspectos e abre portas para nos conhecermos melhor", finaliza Masseti.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade