Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ILHA GRANDE

Antiga colônia penal, atual praia de Dois Rios

Paulo Franco
A praia de Dois Rios é praticamente deserta
Leia mais
  Introdução
  Vila do Abraão
  Praia das Palmas e Lopes Mendes
  Caxadaço
  As ruínas do período colonial
  Lagoa Azul
  Papagaio e Feiticeira
  Dois Rios
  Como chegar à Ilha Grande
  Onde ficar
  Onde comer
  Confira a galeria de fotos
 
A praia de Dois Rios já foi muito conhecida pelo presídio Cândido Mendes, que foi construído em 1903 e abrigava presos políticos e criminosos comuns. Muitos dizem que o presídio ajudou na conservação da Ilha Grande, já que inibiu a atividade turística até 1993, quando foi desativado e demolido.

Hoje a vila de Dois Rios é deserta. Apenas as casas onde moram os antigos funcionários da colônia penal e um centro de estudos da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), que mantém o local, persistiram ao tempo. O comércio é escasso, mas alguns moradores servem refeições para os turistas que passam o dia por lá. A praia é extensa e bem tranqüila e, em cada uma das pontas, deságuam rios de água doce que dão o nome ao lugar.

Uma boa dica é pegar a estrada que sai da vila do Abraão, caminhar cerca de 2 horas e, pouco antes de chegar a Dois Rios, seguir a trilha para Caxadaço, que dura mais 1h30. Depois de passar um bom tempo aproveitando a pequena praia, o turista pode voltar pela mesma trilha até Dois Rios e ficar por lá mais um bom tempo, almoçar em um dos restaurantes, conhecer as ruínas do presídio, os dois rios e, no final do dia, pegar a trilha de volta para o Abraão. Parece cansativo, mas vale a pena conhecer.

Paulo Franco/Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade