Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ILHA GRANDE

História e beleza natural no mesmo lugar

Paulo Franco
Praia das Palmas, uma das que estão
voltadas para o continente
Leia mais
  Introdução
  Vila do Abraão
  Praia das Palmas e Lopes Mendes
  Caxadaço
  As ruínas do período colonial
  Lagoa Azul
  Papagaio e Feiticeira
  Dois Rios
  Como chegar à Ilha Grande
  Onde ficar
  Onde comer
  Confira a galeria de fotos
 
Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, a Ilha Grande possui uma área de mata nativa e uma diversidade biológica raramente encontradas no Brasil. Os 187 quilômetros quadrados de área são divididos entre montanhas e praias, além de cachoeiras e vegetação exuberante. Os primeiros habitantes do local foram os índios Tamoios, que o chamavam de "Ipaum Guaçu", que significa Ilha Grande.

Logo depois do descobrimento do Brasil, em 4 de janeiro de 1502, os portugueses desembarcaram na Ilha pensando ser Angra dos Reis. A partir desta data, a enorme porção de terra próxima ao continente serviu de esconderijo a piratas, que buscavam madeira e água potável. As fazendas de café predominavam no período colonial.

As 106 prais ao longo de 155 quilômetros de costa podem ser divididas em dois grupos: aquelas voltadas para o continente, com águas calmas e que geralmente possuem cais de atracação, e as praias voltadas para o mar aberto, com areia fina e uma paisagem de deixar qualquer um boquiaberto.

Os destaques são a praia de Lopes Mendes, a do Aventureiro e a pequena Caxadaço. O pico do Papagaio tem 990 metros de altura e de lá pode-se observar quase toda a ilha. A ilha possui 16 trilhas sinalizadas com placas, que mostram a distância entre certos pontos da trilha e o tempo médio de caminhada. Nos caminhos que cortam a mata, ainda é possível observar pequenos macacos e animais selvagens que vivem no local.

Entre os marcos históricos, estão as ruínas do lazareto e o aqueduto, a 15 minutos da vila do Abraão, principal núcleo urbano. A Ilha Grande é uma Área de Proteção Ambiental. Por esse motivo, o IBAMA pede aos turistas que se divirtam, mas também preservem a natureza.

Paulo Franco / Redação Terra
Paulo Franco se hospedou na pousada Recanto dos Tiés

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade