Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ÁSIA

A alegria dos surfistas

Raquel Almeida/AE
A Indonésia é considerada um
dos melhores países para surfar
Bali é freqüentada por turistas do mundo todo, mas principalmente por italianos. O mais impressionante é que ninguém vai apenas uma vez à ilha. Depois de alguns anos (ou no ano seguinte, quando possível) todos voltam. Principalmente os surfistas.

A Indonésia é considerado um dos melhores para surfar. Em Bali, não é diferente. Todos os dias, as ondas são perfeitas (já que o fundo do mar é estável por ser de coral) e diariamente o vento contribui para a formação das ondas. Além disso, existem diversas praias com opções de ondas maiores ou menores, e todas com tubos (uma das manobras preferidas dos surfistas).

Para esses esportistas radicais, Uluwatu é uma das preferidas. Também é a mais perigosa, já que as melhores ondas ocorrem quando a maré está baixa e, por este motivo, os corais ficam mais próximos. Os surfistas precisam sempre usar as botinhas de borracha para proteger os pés, além de capacete e roupa de neoprene para evitar ferimentos.

Já é de praxe: surfista que vai a Bali e não se machuca nos corais não é surfista. Como estamos falando do paraíso, os cortes que podem infeccionar não são problema, pelo menos, não nesta ilha. Existe um remédio de fabricação local, encontrado em qualquer esquina, que acaba com o problema no mesmo dia. O segredo é um pouco dolorido, mas bastante válido. Primeiro é necessário lavar o arranhão com sabão. Em seguida, com uma escova de dentes, esfregar álcool e só então aplicar o "santo remédio" de cor vermelho-escuro para ser formada uma proteção que contribuiu para a cicatrização.

Também famosa, na praia de Padang Padag, surfar só é possível quando em Uluwatu as ondas estão acima de oito pés (quase três metros de altura). Balangan é outra bela praia para os turistas.

Opções é o que não faltam. Bingin, Impossible's, Kuta Beach, Kuta Reef e tantas outras, comprovam que Bali é também o paraíso para esses esportistas. A maioria das praias tem acesso difícil e não tem areia para os banhistas se espicharem ao sol. Mas é imprescindível a visita em cada uma delas. Para Uluwatu, há uma longa caminhada com descida acentuada, mas a beleza é compensadora. Procure conhecê-la quando a maré estiver vazia, pois, ao atravessar por baixo de uma imensa pedra, você chega à praia (pequena, mas aconchegante) e pode se banhar em uma das calmas piscinas naturais, além de brincar com a infinidade de peixes coloridos que enfeitam as águas.

VEJA TAMBÉM:
» Bali é uma ilha encantada do outro lado do mundo
» Descubra o misticismo de Bali
» A Ilha da Alegria
» Pechinche nas ruas de Bali
» Veja a fumaça brotar do chão
» Descubra as diferenças e curiosidades da ilha
» Conheça algumas palavras em balinês
» Saiba tudo sobre Bali

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade