Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ÁSIA

Veja a fumaça brotar do chão

Raquel Almeida/AE
chegar ao topo deste vulcão é cansativo:
mais de quatro horas de caminhada
Pode parecer incrível, mas em Bali é possível até comer ovos cozidos no solo. Entre subidas e descidas, é uma aventura e tanto chegar ao topo do vulcão Kintamani: mais de quatro horas de caminhada. Embora considerado inativo, entrou em erupção no ano passado. Ninguém ficou ferido.

No local, existe uma associação de guias que acompanham os aventureiros. De longe, é possível ver a fumaça que "brota" do chão. Como recompensa, ao chegar ao cume, é feito um buraco no solo, com a ajuda de um pedaço de pau, onde são colocados os ovos levados pelo guia. Depois de vinte minutos enterrados, já estão prontos para serem devorados em um delicioso lanche acompanhado por chá - a água também é fervida com o vapor do solo. Esta aventura pode ser feita a qualquer hora do dia, mas a melhor é antes do amanhecer, para que os turistas vejam dos mais de dois mil metros de altitude do Kintamani as primeiras luzes do sol.

Como tudo em Bali tem seu lado religioso, a associação criada para os passeios ao vulcão também existe devido às crenças. Até 1995, qualquer pessoa podia caminhar sozinha pelas entranhas deste "gigante". No entanto, quando algum problema ocorria (como a morte de um visitante perdido), para que os deuses não provocassem nenhuma desgraça, muitos animais precisavam ser sacrificados, o que trazia prejuízo. Os guias resolveram então unir-se e formar a associação. Desta forma, todos ganham o mesmo salário e só acompanham turistas nesta longa caminhada três vezes por semana.

VEJA TAMBÉM:
» Bali é uma ilha encantada do outro lado do mundo
» Descubra o misticismo de Bali
» A Ilha da Alegria
» Pechinche nas ruas de Bali
» A alegria dos surfistas
» Descubra as diferenças e curiosidades da ilha
» Conheça algumas palavras em balinês
» Saiba tudo sobre Bali

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade