Vida e Saúde Qualidade de Vida
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  MASSAGENS
4. Não confunda anti-ginástica com preguiça

MASSAGEM
Introdução
A massagem e sua história
Uso da massagem pela medicina
Massagem estética
Cuidados a serem tomados

Conheça os tipos de massagem:
1. Ayurvédica
2. Shiatsu
3. Tuiná
4. Anti-ginástica
5. Reflexologia
6. Tântrica
Mais artigos do ABC da Saúde
Ao longo da vida, o estresse do dia-a-dia, os maus hábitos posturais ou mesmo traços da personalidade, como a timidez, fazem com que a nossa estrutura ósseo-muscular de desalinhe. Além disso, reações emocionais como medo, raiva e susto também alteram o equilíbrio que deveria existir entre o eixo do corpo e a lei da gravidade.

Com o objetivo de recuperar esse equilíbrio, é aplicada a anti-ginástica, técnica de origem francesa que usa bolas de vários tamanhos, cabos de vassoura e diversos outros instrumentos em exercícios de realinhamento da postura.

Ao contrário das outras técnicas de massagem, na anti-ginástica, “o paciente tem participação ativa no processo, uma vez que ele vai aprimorando o conhecimento acerca do próprio corpo”, explica a massoterapeuta Suely Kozue.

Os exercícios promovem o alívio das tensões e também o alongamento da estrutura óssea, sendo que “alguns pacientes chegam até mesmo a crescer dois ou três centímetros”, conta Suely.

A maioria dos exercícios são feitos com o paciente deitado, mas alguns são em pé ou sentado e não têm restrições de idade, podendo ser praticados desde a infância até a terceira idade.

“O papel ativo desempenhado pelo paciente permite que ele aprenda os exercícios e aplique alguns princípios até mesmo sozinho”, diz Suely Kozue.

Tereza Melo Sousa/ Especial para o Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade