Vida e Saúde Qualidade de Vida
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  MASSAGENS
1. Movimentos vigorosos constituem a ayurvédica

MASSAGEM
Introdução
A massagem e sua história
Uso da massagem pela medicina
Massagem estética
Cuidados a serem tomados

Conheça os tipos de massagem:
1. Ayurvédica
2. Shiatsu
3. Tuiná
4. Anti-ginástica
5. Reflexologia
6. Tântrica
Mais artigos do ABC da Saúde
De origem indiana, a técnica de massagem ayurvédica começou a ser desenvolvida há pelo menos 6 mil anos. O termo vem do sânscrito: ayu, que significa vida e veda, que quer dizer conhecimento ou ciência.

“Esse tipo de massagem atua na liberação de toxinas pelo corpo, resultando no rejuvenescimento e combatendo o estresse”, explica Paula Guimarães, psicoterapeuta do Espaço Viver, em Fortaleza (CE). De caráter terapêutico, a massagem, combinada com respiração específica, produz uma liberação energética-emocional contida no corpo em forma de tensão e rigidez.

“A massagem é feita com a utilização de óleos naturais, associados aos aromas dos óleos essenciais e o pó de uma raiz (vekhand), que auxilia na ativação da circulação sanguínea, aquecendo a musculatura rapidamente”, completa Paula Guimarães. Outro benefício da massagem ayurvética é o seu efeito anti-séptico.

A sessão de ayurvética consiste em movimentos vigorosos (não confundir com movimentos bruscos) em toda a massa muscular, juntamente com manobras de tração e alongamentos extraídos da yoga. Trabalha profundamente as cadeias musculares e as articulações, aumentando a circulação periférica, a drenagem linfática e a desintoxicação do organismo.

Além de purificar os circuitos internos de energia do corpo, a massagem ayurvética estimula pontos e órgãos vitais, visando equilíbrio físico e mental. Ela promove um profundo relaxamento e bem estar e tem efeito antidepressivo e antiestresse.

Tereza Melo Sousa/ Especial para o Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade