Vida e Saúde Qualidade de Vida
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  MASSAGENS
2. A chave do shiatsu está nos dedos

MASSAGEM
Introdução
A massagem e sua história
Uso da massagem pela medicina
Massagem estética
Cuidados a serem tomados

Conheça os tipos de massagem:
1. Ayurvédica
2. Shiatsu
3. Tuiná
4. Anti-ginástica
5. Reflexologia
6. Tântrica
Mais artigos do ABC da Saúde
A técnica de massagem chinesa denominada shiatsu pode ser traduzida literalmente por pressão no dedo. Ou seja, qualquer toque que a pessoa faz é um shiatsu. A massagem que leva esse nome funciona como um desbloqueador energético.

O terapeuta corporal Celso Okada, do Espaço Viver, em Fortaleza (CE), explica o processo: “Nosso corpo tem 12 meridianos, que são canais de energia que dão acesso a todos os órgãos. Com a pressão em determinados pontos, você acaba desbloqueando o fluxo energético, estimulando o re-equilíbrio corporal”. São os mesmos meridianos trabalhados na acupuntura.

Celso Okada faz uma ressalva importante: “Nós não fazemos diagnósticos, nem promovemos a cura. Se percebemos que a pessoa está com algum distúrbio, encaminhamos para tratamento médico.”

O shiatsu é recomendado para dores, estresse e tensão muscular. A sessão dura, em média, uma hora, e pode ser aplicada num colchonete, maca ou cadeira especial. As massagens são feitas com os polegares, dedos e palmas das mãos, sem qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo.

Tereza Melo Sousa/ Especial para o Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade