Terremoto de alta magnitude provoca tsunamis na Rússia, Japão e Havaí
Terremoto de magnitude 8,8 é o mais forte desde 2011, deixando países em alerta
Na noite desta terça-feira (29), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, gerando um tsunami com ondas de até 5 metros. O fenômeno causou impacto em diversos pontos do Pacífico, incluindo a própria Rússia, o Japão, o Havaí e a costa da Califórnia, nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia da força do tremor, a magnitude foi a mesma do terremoto que provocou o desastre nuclear de Fukushima, em 2011. Diante da gravidade do tsunami, países emitiram alertas e adotaram medidas emergenciais, como ordens de retirada em áreas de risco.
Terremoto é o sexto maior já registrado no mundo
Considerado por especialistas o sexto maior terremoto já registrado no planeta, o tremor que atingiu a Rússia causou alerta em diversos países ao longo do Oceano Pacífico. Ordens de evacuação foram emitidas em regiões litorâneas dos Estados Unidos, Canadá, México, Equador, Indonésia e Filipinas, diante da possibilidade de tsunamis.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGs), o abalo teve epicentro a cerca de 125 quilômetros da cidade de Petropávlovsk-Kamtchatski e ocorreu a uma profundidade de apenas 19,3 km, um fator que aumenta significativamente o potencial destrutivo do evento. Cerca de meia hora após o primeiro tremor, um segundo abalo sísmico, de magnitude 6,9, foi registrado nas proximidades, a apenas 10 km de profundidade.
Além dos tremores, o impacto sísmico provocou a erupção do Kliutchevskoi, o maior vulcão ativo da Eurásia. Com ...
Matérias relacionadas
Maior jequitibá-rosa do Brasil é encontrado em Minas Gerais
Vulcão mais antigo do mundo fica localizado bem no coração do Brasil