PUBLICIDADE

Consumo Consciente: o que é, importância e exemplos

Prática sustentável de fazer escolhas responsáveis em relação ao consumo de produtos e recursos está em alta nas empresas

16 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Comprar apenas o que é necessário para sua alimentação evita desperdício e promove o consumo consciente no seu dia a dia
Comprar apenas o que é necessário para sua alimentação evita desperdício e promove o consumo consciente no seu dia a dia
Foto: iStock

Um dos princípios para levar uma vida sustentável é o consumo consciente. A maneira como utilizamos os recursos disponíveis nos leva a necessidade de pensar sobre como lidamos com o desperdício.

Por vezes, é possível que tenhamos a falsa sensação de que os recursos nunca vão acabar. No entanto, a realidade é bem diferente: grande parte deles são, sim, finitos.

Então, como consumir de maneira consciente e influenciar as pessoas ao nosso redor? Essa e outras questões são respondidas neste texto. Confira!

O que é Consumo Consciente?

Consumir de forma consciente vai muito além de apenas economizar a utilização de um recurso. É preciso levar em consideração a forma como ele é produzido, como chega até as prateleiras e a forma de descarte dos resíduos depois do uso. Quando avaliamos cuidadosamente se precisamos de um bem antes de comprá-lo, damos o passo inicial para o consumo mais consciente.

A redução do consumo desenfreado no dia a dia é a chave para nos tornarmos mais conscientes e sustentáveis.

Importância do consumo consciente

Entre os benefícios de consumir de maneira consciente estão: a redução do desperdício, a minimização dos impactos ambientaiss e a contribuição para a preservação dos recursos naturais. Até porque qualquer operação, seja comercial ou industrial, causa algum impacto no meio ambiente. 

Assim, consumir de forma consciente nos permite contribuir para uma cadeia mais sustentável, evitando o consumo excesssivo, o acúmulo e o descarte sem reaproveitamento. Empresas e consumidores precisam ter sempre a consciência sobre a melhor forma de consumir.

Se um elo da cadeia não pensa no outro, os resultados podem se perder pelo caminho. Cada item que faz parte da nossa rotina deve ser consumido de forma consciente. 

Exemplos de Consumo Consciente

Diante da importância de sermos mais racionais no consumo de bens, produtos e serviços, algumas iniciativas são acessíveis ao dia a dia do cidadão comum. Veja alguns a seguir!

  • Consumo consciente da água

Práticas para redução do consumo e uso eficiente em atividades diárias.

  • Consumo consciente de energia

A crise hídrica, decorrente dos períodos de estiagem prolongada no País, aumentou as tarifas de energia elétrica. Esse contexto soou o alerta para os consumidores economizarem não apenas a luz diretamente, mas também a água, que é a principal fonte geradora de eletricidade no Brasil.

Para economizar, existem opções, como migrar para a tarifa branca ou para a tarifa social, caso se encaixe nas regras socioeconômicas exigidas. A tarifa branca é vantajosa para pessoas com hábitos de consumo fora do horário de pico, que é mais caro e vai, em média, das 18h às 22h. Quem trabalha ou estuda a noite se beneficia dessa mudança.

Outra forma de praticar o consumo consciente é utilizar fontes de energia renovável, como a energia solar, que, inclusive, pode abater o valor final da conta de energia elétrica fornecida pela concessionária responsável.

  • Consumo consciente de comida

Entre os hábitos que você pode inserir no seu dia a dia para se tornar um consumidor consciente está o planejamento de compras. Ter uma lista dos itens que você precisa realmente comprar antes de sair casa e ir ao mercado é importante para que você adquira apenas o que é essencial ao seu dia a dia, evite desperdícios e controle melhor seu dinheiro. 

  • Consumo consciente de roupa

É necessário escolher de forma consciente de quem você deseja comprar produtos, se é que você precisa mesmo desses itens. Vale se perguntar: quais iniciativas sustentáveis são promovidas pela empresa/marca da qual você está comprando? Como ela entrega o produto no mercado?

Como deve ser o Consumidor Consciente

Praticar o consumo consciente envolve aproveitar toda vida útil de um produto. Isso inclui fazer reparos, quando for vantajoso; doar, em vez de jogar no lixo; e descartar corretamente cada item. Assim, você pode contribuir para o controle da geração de lixo, principalmente, dos que poluem o meio ambiente.

Uma prática ainda comum na sociedade, infelizmente, é a aquisição de produtos falsificados. Além de ser ilegal, a compra desses itens contribui para a produção sem preocupação com as origens da matéria-prima - além da maior produção de lixo e itens descartados com longo tempo de degradação no meio ambiente.

Como promover o consumo consciente

A urgência em criar estratégias para conscientizar a sociedade sobre o consumo responsável é uma prioridade para as empresas. Uma das formas de promover essa prática é oferecer produtos sustentáveis em toda sua cadeia produtiva e promover campanhas de conscientização. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade