Possibilidade de neve no Sul, chuva em áreas do Sudeste e vento intenso marcam semana; confira previsão
Últimos dias de julho e o começo de agosto trarão temperaturas baixas para grande parte do Brasil
Frente fria traz temperaturas baixas ao Brasil, com chance de neve no Sul, chuva no Sudeste, ventos intensos no litoral e tempo seco no interior nordestino e parte do Norte.
Os últimos dias de julho e o começo de agosto trarão temperaturas baixas para grande parte do Brasil, com chance de nevar nos pontos mais elevados da Serra Catarinense nesta terça-feira, 29.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Climatempo, a frente fria ainda atua sobre o litoral sudeste enquanto a massa de ar polar começa a influenciar o Rio Grande do Sul, reduzindo gradualmente as instabilidades na região. Apesar disso, ainda há previsão de chuvas fracas a moderadas na faixa leste do estado, principalmente entre a Serra e o Litoral Norte.
No extremo sul do país nesta terça, as temperaturas permanecerão baixas devido à forte massa de ar frio, com previsão de geadas no centro-oeste gaúcho e no sul do Paraná. A Serra Catarinense pode registrar neve nos locais mais altos, enquanto a região central do estado deve enfrentar nevoeiro.
Os ventos continuam fortes em todo o litoral sul, com rajadas que podem alcançar 70 km/h no norte do RS, gerando ressaca marítima entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de 2,5 a 3,5 metros.
Enquanto a frente fria se afasta da região do Sudeste, os ventos úmidos do oceano mantêm o tempo instável no litoral, especialmente entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, com chuvas de fracas a moderadas. O interior paulista e mineiro registram tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. Os ventos fortes persistem no litoral, atingindo entre 51 e 70 km/h no Rio de Janeiro, onde há alerta para ressaca entre Iguape (SP) e Macaé (RJ).
Enquanto isso, a frente fria atinge o sul da Bahia no Nordeste, provocando chuvas no litoral, com temporais previstos entre Maceió e Recife. O interior nordestino permanece seco e quente, com umidade abaixo de 30% nos horários mais críticos.
No Norte, as instabilidades se concentram no Acre e oeste do Amazonas, com chuvas moderadas a fortes. Manaus pode registrar máximas de 35°C e o extremo oeste da região apresenta temperaturas mais amenas devido à maior nebulosidade.
E como será o restante da semana?
Nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na Região Norte os maiores acumulados de chuva (até 80 mm) devem ocorrer no centro do Amazonas, enquanto áreas de Rondônia, Pará e Tocantins permanecem secas, com umidade abaixo de 30%.
No Nordeste, o tempo seco predomina no interior, com chuvas mais intensas no litoral de Alagoas e Pernambuco. O Centro-Oeste segue com tempo estável, exceto no Mato Grosso do Sul, que pode registrar até 20 mm de chuva.
No Sudeste, São Paulo terá acumulados de até 10 mm, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro permanecem secos. O Sul enfrentará os maiores volumes de precipitação, especialmente no Rio Grande do Sul, onde podem ultrapassar 80 mm em algumas áreas.
As temperaturas mais elevadas (acima de 34°C) são esperadas no centro-sul do Pará, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, enquanto o litoral leste do Nordeste e partes do Sudeste e Sul devem manter máximas abaixo de 30°C.
