PUBLICIDADE

O que é a chuva orográfica, fenômeno que atinge Santa Catarina?

Segundo o MetSul, episódios de chuva orográfica são de alto risco uma vez que costumam trazer acumulados de precipitação muito altos

29 nov 2023 - 14h27
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Pedestres caminhando em dia de chuva
Pedestres caminhando em dia de chuva
Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 14/09/23 / Estadão

Volumes muito elevados de chuva atingem parte do estado de Santa Catarina desde terça-feira, 28. O fluxo de umidade trazido pelo vento do mar para o continente, ao encontrar a serra do mar, acabou gerando a chuva orográfica em algumas áreas, segundo o MetSul. 

Mas o que é esse fenômeno? A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Quando a umidade que vem do oceano encontra a barreira do relevo da serra do mar, ela é elevada, se condensa e ocorre a chuva ao lado da montanha.

"Em um exemplo bem didático e simples de entender. O que acontece se você chega na frente de um espelho e soltar ar da sua boca? O espelho que tem uma superfície mais fria vai ficar embaçado (úmido) e molhado", explica o MetSul.

"Com a chuva orográfica ocorre o mesmo. O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar nesta barreira que são os morros sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva", completa.

De acordo com o órgão, episódios de chuva orográfica são de alto risco uma vez que costumam trazer acumulados de precipitação muito altos e que geralmente superam as previsões.

Previsão

Conforme o MetSul, a circulação de umidade oceânica ainda pode provocar chuva no leste catarinense e na metade leste gaúcha nesta quarta-feira, 29. No entanto, o aporte de umidade que vem do mar diminui. 

Nos próximos dias, por outro lado, a umidade que chegará à região Sul trará calor com abafamento. "O resultado será a ocorrência de pancadas de chuva da tarde para a noite em pontos isolados, típicas de verão", informou o órgão.

* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade