PUBLICIDADE

Vulcão na Indonésia entra em erupção cinco vezes e país emite alerta de tsunami; assista

Autoridades ordenaram que centenas de moradores evacuassem a região; há temor de que parte do vulcão caia no mar e provoque um tsunami

18 abr 2024 - 14h34
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O vulcão Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção ao menos cinco vezes e o país emitiu alerta de tsunami. Moradores precisaram evacuar a região.
Erupção de vulcão provoca fuga de centenas de moradores na Indonésia :

O vulcão Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção ao menos cinco vezes desde a noite da última terça-feira, 16, segundo a agência de vulcanologia do país informou à CNN. O vulcão expeliu lava ardente e nuvens de cinzas puderam ser vistas a longas distâncias.

Na quarta-feira, 17, as autoridades ordenaram que centenas de moradores evacuassem a região. Além disso, elevaram para o mais alto o nível de alerta para o Monte Ruang, devido ao temor de que parte dele caia no mar e provoque um tsunami. A última vez que isso ocorreu foi em 1871.

Imagens e vídeos da erupção de quarta-feira mostram a nuvem cinza e a lava brilhante, além de raios e relâmpagos se formando acima do vulcão (veja no vídeo acima). Terremotos que ocorreram recentemente na área teriam desencadeado as erupções. Até o momento, não há informações sobre vítimas.

O Monte Ruang está localizado na Ilha Ruang. Cerca de 800 pessoas vivem na região e se mudaram temporariamente para a Ilha Tagulandang, conforme as autoridades. A Indonésia conta com mais de 120 vulcões ativos.

*Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade