SP tem terceiro alerta severo para baixa umidade do ar e risco de incêndio na mesma semana
Mensagens foram enviadas nos últimos dias pela Defesa Civil e direcionadas a moradores de 466 municípios paulistas
A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quarta-feira, 10, o terceiro alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12% na semana.
"Seu local está com umidade do ar em Emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada. Válido até as 19h."
A mensagem foi direcionada para moradores de 466 municípios paulistas das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos, Franca, Itapeva, em situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.
Leia também:
A baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias.
A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas. O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista.
Na terça, 9, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia divulgado um alerta de baixa umidade para vários Estados do País, incluindo São Paulo.
Os avisos variaram entre "perigo potencial" (sinalizado na cor amarela e de menor grau de severidade) e de "muito perigo" (cor vermelha e nível máximo de gravidade).
Em São Paulo, choveu menos de 2% do esperado para o mês
Na capital paulista, o volume registrado de chuva até o momento foi de 0,9 mm, o que corresponde a cerca de 1,3% dos 66,7 mm que são esperados para o mês, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas do Estado de São Paulo (CGE), nesta terça.
"Nas próximas horas a previsão é de chuva fraca e chuviscos de forma intermitente entre a tarde e a noite de hoje, mas com baixo potencial para a formação de alagamentos", acrescentou o centro.
Para quarta-feira, 10, a previsão é de chuviscos na parte da manhã e termômetros marcando 15°C, em média. A temperatura máxima deve subir até os 25°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 40%.