PUBLICIDADE

Mudanças climáticas atrasam processo de acasalamento de caranguejos-vermelhos na Austrália

Clima seco está dificultando a migração anual da espécie; entenda

19 fev 2024 - 16h09
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As mudanças climáticas causaram um adiamento na migração anual dos caranguejos-vermelhos na Ilha de Natal, Austrália. Normalmente, ela acontece quando começam no início da estação chuvosa, entre outubro ou novembro - às vezes no fim de dezembro ou janeiro. Este ano é a primeira vez que os caranguejos migraram em fevereiro desde que a atividade dos crustáceos em 1980, segundo Tiernan.
Caranguejos-vermelhos na Austrália
Caranguejos-vermelhos na Austrália
Foto: Reprodução/Getty Images

As mudanças climáticas têm causado efeito no habitat de algumas espécies em uma ilha da Austrália.

De acordo com a mídia internacional, o clima excepcionalmente seco atrasou a migração anual de milhões de caranguejos-vermelhos, a chamada “marcha dos caranguejos”, do interior da Ilha de Natal ao mar, onde acasalam. 

“Nos últimos 12 meses, obtivemos cerca de metade da nossa precipitação média para esse período de tempo, e isso foi suficiente para fazer a ilha parecer extremamente desesperadora, seca e poeirenta. [...] E impediu a migração dos caranguejos”, disse Brendan Tiernan, coordenador do programa de campo de espécies ameaçadas da Parks Australia à agência de notícia internacional Reuters

De acordo com a agência, na ilha há mais de 100 milhões da espécie, são exclusivos da região e são protegidos por lei.

Este ano, é a primeira vez que os caranguejos migraram em fevereiro desde que a atividade dos crustáceos em 1980, segundo Tiernan. Normalmente, ela acontece quando começam no início da estação chuvosa, entre outubro ou novembro - às vezes no fim de dezembro ou janeiro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade