Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inmet emite alerta vermelho para fortes chuvas; veja região afetada

De acordo com o instituto, também há aviso laranja para precipitações de até 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo em grande parte do Rio Grande do Sul

17 jun 2025 - 10h10
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Dispersão da contaminação por agrotóxicos na chuva ocorre em diferentes pontos do Estado, revela estudo da Unicamp.
Dispersão da contaminação por agrotóxicos na chuva ocorre em diferentes pontos do Estado, revela estudo da Unicamp.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em áreas do Rio Grande do Sul até esta quinta-feira, 19. Também há aviso laranja para precipitações de até 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo em grande parte do Estado gaúcho. Ambos os alertas podem ser atualizados, a qualquer momento.

O alerta vermelho é válido até as 23h59 desta quinta-feira, com a possibilidade de chuva acima de 100 mm/dia. Conforme o Inmet, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. Entre as cidades afetadas estão Santa Maria, Cruz Alta e Cachoeira do Sul.

Já o alerta laranja permanece vigente até as 23 horas também desta quinta-feira. No período, são esperadas chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. de acordo com o Inmet.

Inverno no Brasil começa na sexta

O inverno tem início na próxima sexta-feira, 20, às 23h42, pelo horário de Brasília. A estação deve apresentar temperaturas médias a mais altas na maior parte do País, especialmente entre o Paraná, o Sudeste, e o Centro-Oeste, onde os principais desvios de temperatura são esperados.

"Podemos ter eventos de onda de frio mais intensas, que podem avançar até a região central, mas não serão frequentes", estima Paulo Lombardi, meteorologista da Tempo OK.

Conforme a empresa de meteorologia, é possível observar ainda a expectativa para a incidência maior de chuvas ao longo do inverno em áreas das regiões Norte, Nordeste e parte do Sul.

Fotojornalista mostra camisetas congeladas após Santa Catarina registrar dia mais frio do ano:
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade