PUBLICIDADE

Cinegrafista faz registro inédito de tubarão-branco recém-nascido na natureza; assista

Encontro aconteceu na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, e é o primeiro envolvendo um animal da espécie em seu habitat natural

30 jan 2024 - 18h33
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Pela primeira vez pesquisadores registram um tubarão-branco recém-nascido:

Pesquisadores celebraram a captura de registros ineditos de um tubarão-branco recém-nascido no litoral da Califórnia, nos Estados Unidos. O encontro, registrado em fotos e vídeos, é o primeiro envolvendo um animal da espécie em seu habitat natural.

As imagens foram publicadas na última segunda-feira, 29, pelo cinegrafista de vida marinha Carlos Gauna. Os vídeos mostram um tubarão-branco de aproximadamente 1,5 metro de comprimento, com barbatana e nadadeiras arredondadas, além do corpo inteiramente branco - características presentes em filhotes. 

O encontro aconteceu por acaso, enquanto Gauna fazia imagens de drone a 400 metros da costa da praia de Santa Barbara, na região central da Califórnia. Dias antes, o cinegrafista registrou fêmeas grávidas de tubarão-branco na mesma região, indicando o local de um possível berçário da espécie.

Tubarão-branco recém-nascido é visto na costa da Califórnia, nos EUA
Tubarão-branco recém-nascido é visto na costa da Califórnia, nos EUA
Foto: Reprodução/YouTube/@TheMalibuArtist

Segundo o biólogo e doutorando Phillip Sternes, da Universidade da Califórnia, o corpo do jovem tubarão tinha uma "camada embrionária", película branca, indicativa de resíduos de leite uterino produzido pelos animais gestantes para a alimentação dos filhotes ainda no ventre. As características do tubarão, ainda segundo Sternes, batem com as de animais recém-nascidos encontrados mortos em praias ou ainda no útero de mães grávidas falecidas. 

Gauna e Sternes publicaram o registro inédito em um artigo na revista científica Environmental Biology of Fishes. Eles afirmam que os tubarões-brancos são animais que ainda carecem de informações, como nascimento e berçários naturais. As imagens, então, abrem caminhos para novos estudos sobre a espécie.

Bizarros e gigantescos: estes são os peixes marinhos mais pesados do mundo Bizarros e gigantescos: estes são os peixes marinhos mais pesados do mundo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade