PUBLICIDADE

Ciclone atinge RS e ventos de 100 km/h devem afetar até São Paulo; veja previsão

Frente fria vinda do Uruguai tem levado fortes chuvas ao Sul do Brasil; cidades do oeste, norte e sul paulista devem sentir virada do tempo

3 set 2023 - 21h19
(atualizado em 4/9/2023 às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde a madrugada desta segunda-feira, 4, um ciclone extratropical atinge principalmente a região oeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que se aproxima do Estado gaúcho ainda deve levar ventos fortes, chegando a mais de 100 km/h, para as regiões oeste, norte e sul de São Paulo.

Na terça-feira, 5, o ciclone se afasta para o oceano e a frente fria avança em direção ao Sudeste, conforme a Climatempo. O tempo fica mais estável em grande parte da região Sul e chove apenas no centro-norte do Paraná, mas com fraca intensidade.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para "temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas" que podem durar até as 10 horas desta segunda-feira.

Cidades como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, no Paraná, São Miguel d'Oeste e Chapecó, em Santa Catrina, ficam em alerta durante todo o dia. "Já Santa Maria, todas as regiões do centro-norte e litoral do Rio Grande do Sul, com situação de perigo, para os altos acumulados de chuva", acrescenta a Climatempo.

Ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul deve trazer chuva com ventos fortes a São Paulo.
Ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul deve trazer chuva com ventos fortes a São Paulo.
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO - 05/03/2023 / Estadão

Desde o último sábado, 2, uma frente fria vinda do Uruguai tem levado fortes chuvas ao Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A frente fria associada ao ciclone extratropical deve repetir as pancadas de chuva no Estado gaúcho ao longo da segunda-feira. Além de São Paulo, os ventos fortes de até 100 km/h serão sentidos no Mato Grosso do Sul.

A capital paulista também vai sentir os efeitos desses fenômenos e a previsão é de que a semana comece com calor de até 32ºC na região metropolitana, com as taxas de umidade do ar variando entre 31% e 90%.

A partir da terça, a chuva começa a cair em São Paulo, onde a temperatura deve variar dos 15ºC aos 20ºC. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, há "risco elevado" até o fim da quarta-feira, quando volta a fazer calor na capital.

Veja a previsão para São Paulo nos próximos dias:

  • Segunda-feira: entre 20ºC e 33ºC - previsão de chuva
  • Terça-feira: entre 15ºC e 24ºC - previsão de chuva
  • Quarta-feira: entre 14ºC e 19ºC - previsão de chuva
  • Quinta-feira: entre 14ºC e 24ºC
  • Sexta-feira: entre 16ºC e 29ºC
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade