Chegada de frente fria a SP deve causar temporais e ventos fortes; veja previsão
Nova frente fria chegou ao Sul do Brasil no fim de semana e deve avançar para o estado de São Paulo nesta segunda-feira, 10
Uma nova frente fria chegou a região do Sul do Brasil no último fim de semana e deve avançar para o estado de São Paulo a partir desta segunda-feira, 10. A mudança no tempo vai provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento até 80 km/h, segundo a Defesa Civil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar das pancadas de chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as temperaturas máximas dos próximos dias ainda serão altas na capital. As máximas para todos os dias da semana ficam na casa dos 30ºC. As mínimas ficam próximas aos 18ºC.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, as regiões com alto risco de chuvas são:
- região metropolitana de São Paulo;
- Baixada Santista;
- Vale do Paraíba;
- Vale do Ribeira;
- Serra da Mantiqueira;
- Litoral Norte; e
- regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.
Já as regiões com risco moderado são as seguintes:
- Bauru;
- Araraquara;
- Araçatuba;
- São José do Rio Preto;
- Barretos;
- Franca; e
- Ribeirão Preto.
"Diante desse cenário, é fundamental que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e adote medidas preventivas para minimizar os impactos", informou o órgão, em comunicado.
A partir de domingo, 9, a Defesa Civil também montou um Gabinete de Crise com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e dar uma resposta a possíveis estragos causados pelos temporais. A previsão é de que o gabinete fique mobilizado até terça-feira, 11.
Chuvas em outros Estados
Conforme o Climatempo, além do Estado de São Paulo, a nova frente fria deve aumentar as condições para chuva no estado do Rio de Janeiro e também em áreas do centro-sul de Minas Gerais. O serviço de meteorologia prevê que a frente fria não tem força para influenciar o Espírito Santo.
"O papel principal desta frente fria é romper o bloqueio atmosférico que vem sendo observado nas últimas semanas. Com a quebra do bloqueio atmosférico, outras frentes frias devem avançar pela costa da região Sudeste do Brasil no decorrer da segunda quinzena de março", indica o Climatempo.
O Inmet também emitiu alerta válido até as 10h de terça-feira, 11, de chuvas intensas (perigo potencial) para cidades dos estados do Norte e Nordeste. Veja aqui a lista de cidades.