Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Canudo de papel também é poluente; saiba a única opção viável

Recente pesquisa publicada em revista científica explica malefícios do canudo de papel à natureza

19 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisadores da Universidade de Antuérpia descobriram que praticamente todos os canudos, exceto o de aço inoxidável, possuem substâncias químicas persistentes como os PFAS. 99% dos norte-americanos têm PFAS na corrente sanguínea.
Canudos
Canudos
Foto: Pexels | Divulgação

Nos últimos anos vimos o canudo plástico ser demonizado por grandes corporações e ativistas. Isso porque acredita-se que ele demore mais de 400 anos para se decompor na natureza. Com isso, o mercado criou versões do canudo, o de papel, reutilizável e até de aço. Porém, nem todos são escolhas ecológicas. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, o canudo de papel não é uma boa opção ecologicamente falando, pois, mesmo sendo de papel, contém pequenas quantidades de substâncias químicas bastante persistentes, como os compostos Per e Polifluoroalquil (PFAS). Esses compostos são conhecidos como "produtos químicos eternos", pois formam conexões tão complexas que os pesquisadores ainda não sabem exatamente quanto tempo eles demoram para se decompor.

A pesquisa belga, publicada no jornal Environmental Science & Technology Letters, afirma que os compostos contaminam a água de forma que a reversão também é desconhecida. Para piorar, estima-se que 99% dos norte-americanos tenham algum tipo de PFAS em sua corrente sanguínea atualmente.

Para obter uma melhor resposta, pesquisadores da Universidade de Antuérpia testaram 39 marcas diferentes de canudos, feitas de plástico, papel, vidro, bambu e aço inoxidável. Utilizando uma tecnologia de ponta e de alta precisão, eles descobriram que, com exceção do aço inoxidável, os PFAS estiveram presentes em praticamente todos os outros materiais. Elegendo assim, a melhor escolha de canudo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade