PUBLICIDADE

Água de pântano no Havaí fica rosa por causa "seca extrema"; veja imagem

Especialistas explicaram que o fenômeno ocorreu devido à estiagem, que aumentou o teor de sal nas águas

11 nov 2023 - 14h09
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução: Redes Sociais

As águas de um dos pântanos salgados mais raros do mundo, localizado na ilha de Maui, no Havaí, ficaram em uma tonalidade rosa devido à extrema seca que afeta a região. O caso chamou a atenção após o chef de cozinha e fotógrafo local, Travis Morrin, compartilhar as imagens do local nas redes sociais.

Especialistas entrevistados pela CNN explicaram que o fenômeno ocorreu devido à estiagem, que aumentou o teor de sal nas águas do Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kealia Pond, favorecendo a proliferação de microorganismos. 

As águas estariam com a cor rosa desde pelo menos 30 de outubro, segundo as autoridades locais. Amostras, que foram enviadas para a Universidade do Havaí, apontam as halobactérias como responsáveis pela tonalidade

Ainda de acordo com a CNN, cientistas alertaram que a crise climática vai agravar as condições no Havaí à medida que a temperatura global aumentar, mesmo em zonas tropicais.

A seca atinge 90% do condado de Maui, principalmente após um incêndio que deixou mais de 100 mortos em Lahaina em agosto. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade