Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC faz acordo com Trento, na Itália, para ajuda em defesa civil

Parceria visa prevenir e contornar desastres naturais no estado

14 nov 2025 - 11h15
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A província de Trento, na Itália, e o estado brasileiro de Santa Catarina anunciaram na quinta-feira (13) um acordo de colaboração em defesa civil.

Colaboração entre Santa Catarina e Trento foi assinada em Florianópolis
Colaboração entre Santa Catarina e Trento foi assinada em Florianópolis
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Memorando de Entendimento, assinado em Florianópolis pelo presidente da província autônoma de Trento, Maurizio Fugatti, e pela vice-governadora catarinense, Marilisa Boehm, visa promover o intercâmbio de ações na prevenção de desastres naturais no estado, tendo em vista os fenômenos meteorológicos extremos cada vez mais frequentes no Sul do Brasil. Além disso, a região possui "uma numerosa comunidade de origem trentina, com a qual a província italiana mantém relações".

"Considerando os problemas que afetaram recentemente o território [catarinense] e os fortes laços entre Trento e Santa Catarina, estou muito orgulhoso de estar aqui para assinar este acordo", declarou Fugatti, destacando ainda a "forte competência" do município italiano em "proteção civil, defesa territorial e gestão de riscos".

"Somos a província líder nessa área na Itália", acrescentou o trentino.

Já para Boehm, o tratado é "de grande valor para Santa Catarina". "Nós aqui enfrentamos muitos problemas climáticos, como enchentes, tornados, ciclones. E agora poderemos ter mais prevenção do que estamos fazendo", explicou a vice-governadora.

O acordo entre as partes tem duração de três anos, podendo ser renovado. O documento abrange seis ações, como a colaboração na troca de boas práticas e conhecimentos em matéria de gestão; a organização, prevenção e monitoramento dos recursos hídricos; a busca por instrumentos de intervenção úteis para prevenir e enfrentar de modo eficaz as calamidades naturais; e o aumento da conscientização entre os cidadãos locais.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade