Lula diz que COP30 em Belém é uma 'revolução cultural'
Presidente ainda celebrou clima cultural criado pela conferência
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a COP30, que entrou em sua fase final, representa uma verdadeira "revolução cultural", por ter promovido a interação entre moradores da Amazônia e visitantes de todo o mundo.
"Olha o que está acontecendo em Belém: não está acontecendo apenas a COP, que nós chamamos de 'COP da verdade'. Está também acontecendo uma revolução cultural", declarou o presidente.
"O povo do Pará está conhecendo gente do mundo inteiro, e gente do mundo todo está conhecendo o Pará. Eles estão bebendo as bebidas do Pará, comendo a comida do Pará e dançando e ouvindo um monte de músicas do Pará. É só ver quanta gente está se divertindo", acrescentou.
O mandatário deu as declarações durante uma cerimônia no Palácio do Planalto que marcou a formalização da entrega do projeto de lei do Plano Nacional de Cultura ao Congresso.
Lula deverá viajar na próxima quarta-feira para a COP, a fim de acompanhar as negociações de alto nível que buscam acordos e consensos antes do encerramento do evento.
"Ninguém acreditava que a gente podia fazer a COP em Belém. Todo mundo falava: 'Lula, faz a COP no Rio de Janeiro, em São Paulo, lá tem hotel'. Mas, se for assim, o Brasil não crescerá além das fronteiras do Sul", refletiu o presidente. .