Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália e Brasil fecham acordo sobre desenvolvimento sustentável

Pacto foi assinado durante uma cúpula na COP30, em Belém

18 nov 2025 - 15h18
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros do Meio Ambiente da Itália, Gilberto Pichetto Fratin, e do Brasil, Marina Silva, assinaram nesta terça-feira (18) um acordo bilateral de cooperação para o desenvolvimento sustentável durante a COP30, em Belém, no Pará.

Pacto entre Pichetto e Silva foi assinado durante uma cúpula na COP30, em Belém
Pacto entre Pichetto e Silva foi assinado durante uma cúpula na COP30, em Belém
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O memorando de entendimento firmado entre os dois ministros, segundo as informações divulgadas, prevê ações em uma ampla gama de temas, como recursos hídricos, ecossistemas aquíferos, cidades sustentáveis e inclusivas, combate às mudanças climáticas e uso sustentável dos oceanos.

As iniciativas dos dois países serão conduzidas por meio de um modelo que estabelece, de forma conjunta, as áreas de atuação e os projetos prioritários, levando em consideração as necessidades de cada nação, bem como as oportunidades de ampliar a contribuição italiana.

O acordo entre europeus e sul-americanos fortalece o marco político e técnico para a cooperação, apoiado pelo Plano de Ação da Parceria Estratégica Itália-Brasil para o período de 2025 a 2030.

"Estar hoje em Belém, no coração da Amazônia, não é um simples ato de presença: é um lembrete do profundo senso de nossa responsabilidade coletiva. Com o Brasil, escolhemos seguir em frente juntos, para dar substância a uma parceria estratégica baseada em objetivos comuns e resultados mensuráveis", afirmou Pichetto. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade