Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio suspende temporariamente atividades da COP30

Ainda não se sabe quando atividades da cúpula serão retomadas

20 nov 2025 - 15h45
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio atingiu por volta das 14h desta quinta-feira (20) a Blue Zone, espaço oficial e de acesso restrito às delegações que participam da COP30, em Belém, e por enquanto, não há registro de vítimas, de acordo com as primeiras informações do governador paraense, Helder Barbalho.

Bombeiros ordenam evacuação de Blue Zone da COP30
Bombeiros ordenam evacuação de Blue Zone da COP30
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo  o ministro do Turismo, Celso Sabino, as chamas, que destruíram a lona de um dos estandes, foram controladas por volta das 14h30.

Em meio a um grande contingente de bombeiros e equipes de segurança, o fogo obrigou a evacuar as pessoas que circulavam pelos pavilhões, levando à suspensão das atividades.

A evacuação provocou momentos de pânico e empurra-empurra entre os presentes, incluindo a saída às pressas de supostos negociadores às vésperas do fim da cúpula, previsto para esta sexta-feira (21).

Imagens divulgadas pela GloboNews e pela CNN Brasil mostram o fogo atingindo lonas e instalações da East African Community. As labaredas e a fumaça puderam ser vistas à distância, conforme relatos de moradores de Belém nas redes sociais.

A secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal Santiago, informou que as atividades da COP30 "foram suspensas", cabendo às "autoridades da ONU" determinar se serão retomadas ainda nesta quinta-feira ou somente amanhã.

Ela não soube responder se o incêndio poderá obrigar a estender as atividades para sábado (22) e domingo (23).

"O que estamos fazendo é isolar, é uma situação de emergência. A imagem impressiona, mas não aconteceu nada, foi muito rápido, e ninguém se machucou. Isso é o principal", acrescentou Santiago.

Em declaração à imprensa, Sabino rejeitou críticas a Belém.

"Um pequeno incêndio pode acontecer em qualquer grande evento do planeta. O povo de Belém não pode mais tolerar esse tipo de preconceito", afirmou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade