Grupo de baleias-jubarte é visto na orla do Rio de Janeiro
Espécie que pode chegar a 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas impressiona por seus saltos e comportamento curioso
Um grupo de oito baleias-jubarte foi flagrado na orla do Rio de Janeiro, chamando a atenção por seus saltos e comportamento típico durante a migração anual para reprodução.
O mar da praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve presenças 'especiais' na manhã desta quarta-feira, 16.
Um grupo com oito baleias-jubarte foi flagrado entre a orla e ilhas próximas ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras, que fica na Zona Sul. Quem fez o registro foi João Ricardo Januzzi, que é integrante de uma empresa que promove passeios pela região. "Momento emocionante demais, um grupo de 8-9 Baleias Jubarte juntas. Tudo indica que são machos disputando uma fêmea", escreveu ele no Instagram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ressalta-se que as jubartes migram todos os anos da Antártida para águas mais quentes da costa brasileira, onde se reproduzem entre os meses de junho e novembro. Nas últimas semanas, inclusive, uma baleia foi vista dando um 'show' em frente à Pedra da Gávea.
De acordo com especialistas, o Rio de Janeiro é uma das rotas das baleias, sendo que a presença desses animais é considerado um privilégio para observadores da vida marinha. Imponentes, a espécie pode chegar a 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. As jubartes chamam a atenção de turistas e pesquisadores especialmente pelos saltos e comportamentos curiosos.