‘Ainda não dei um beijinho nele’, diz Janja sobre chegada de Lula a Belém para COP30
Primeira-dama cumpre último dia de agenda na Conferência das Partes
Janja Lula da Silva confirmou na manhã desta quarta-feira, 19, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já chegou a Belém (PA) e está em reunião dentro da 30ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP30). No entanto, ela e o marido ainda não conseguiram se encontrar. “Estou muito contente que o presidente chegou agora de manhã, mas eu ainda nem vi ele. Eu nem dei um beijinho nele”, disse.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A primeira-dama cumpriu duas agendas na manhã desta terça-feira dentro da COP30. Ela é Enviada Especial para Mulheres da conferência. Janja participou de um painel temático ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com o tema "Mulheres: vozes que guiam o futuro".
O evento foi organizado por ela mesma e contou com a colaboração também das embaixadoras Patricia Espinosa (México) e Vanessa Dolce (Itamaraty), além de Jurema Werneck e Denise Dora, também Enviadas Especiais para Mulheres da COP30.
Em seguida, a primeira-dama integrou uma conversa sobre resiliência das mulheres que trabalham com aquicultura no Brasil. Ela destacou, novamente, que percorreu os biomas brasileiros com o presidente Lula nos últimos meses para identificar os problemas relacionados à crise climática vividos por populações de lugares mais longínquos.
"Estive na Amazônia, na Caatinga, no Pantanal, no Cerrado, na Mata Atlântica e na Pampa. Em cada lugar encontrei dezenas de mulheres que vivem na linha de frente das mudanças climáticas. Agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, pesquisadoras, lideranças comunitárias, gestoras públicas e empreendedoras. Mulheres que mesmo convivendo com perdas, com a escassez, violências e desigualdades, seguem criando soluções para proteger a vida, garantir direitos e manter vivas as condições que sustentam suas comunidades", destacou.
*Essa reportagem foi produzida como parte da Climate Change Media Partnership 2025, uma bolsa de jornalismo organizada pela Earth Journalism Network, da Internews, e pelo Stanley Center for Peace and Security.