'COP-30 em 30': Cúpula do Clima começa com 'lição de casa' acumulada de edições anteriores
Programa desta segunda-feira, 10, fala sobre as expectativas para o início do evento e o que está em jogo em Belém
A COP-30 começa em Belém com desafios acumulados de edições anteriores, destacando o financiamento climático, proteção florestal e redução de emissões entre os principais temas até 21 de novembro.
A 30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) começa nesta segunda-feira, 10, em Belém, no Pará. Apesar de ser uma nova edição, a COP-30 não começa com todas as páginas em branco, herda as decisões de suas antecessoras e precisa lidar com o clima de frustração gerado em Baku pela aprovação da meta de financiamento contra o aquecimento global 1/5 abaixo do calculado como necessário.
O financiamento climático para países em desenvolvimento é um dos principais temas que devem ser discutidos até o dia 21 de novembro. Proteção das florestas, adaptação às mudanças climáticas e a redução da emissão de gases de efeito estufa também estão na lista de tarefas das mais de 140 delegações que confirmaram presença na reunião.
O 'COP-30 em 30' desta segunda fala sobre as expectativas para o início da Cúpula e o que está em jogo em Belém. Direto da capital do Pará até o dia 21 de novembro, a produção é transmitida às 8h da manhã no canal do YouTube do Estadão e nas redes sociais do jornal diariamente.
'COP-30 em 30' é apresentado por Aijinomoto, BNDES, Governo Federal do Brasil, Governo do Pará, Hydro e JBS e patrocinado por Aegea, Agropalma, Ypê e Zurich.